Desenvolvido pela Scania e por empresas de transporte e energia, conjunto une cavalo-mecânico híbrido e semirreboque coberto de painéis solares.
A Scania está testando na Suécia um caminhão híbrido capaz de rodar 5 mil km sem reabastecer. Para isso, o conjunto inclui um semirreboque com painéis solares. Dessa forma, além de reduzir as emissões de poluentes, o caminhão tem menor custo operacional.
Para isso, a Scania fez parceria com universidades e transportadores. Bem como com empresas do setor de energia limpa. Conforme a marca, o semirreboque é coberto de painéis solares. Trata-se de um projeto que teve início há dois anos e conta com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova.
Scania híbrido tem baterias de 300 kWh
Com isso, foi possível comprovar que o uso de painéis solares reduz significativamente o custo com energia. Para isso, foi utilizado um cavalo-mecânico híbrido, com cabine R e configuração 6×2. Conforme a Scania, o caminhão com sistema plug-in tem potência total de 560 cv.
Para isso, há baterias de 100 kWh no caminhão e de 200 kWh na carreta. Por sua vez, os painéis têm capacidade máxima de 13,2 kWp. De acordo com a Scania, o conjunto pode fornecer 8 mil kWh por ano quando operados na Suécia. Ou seja, um país com baixa incidência solar.

Para isso, os painéis estão montados no teto e nas laterais do semirreboque. O equipamento tem quatro eixos e 18 metros de comprimento. Juntos, os painéis solares têm cerca de 100 m². Assim, em locais ensolarados, como o sul da França, a autonomia pode chegar a 5 mil km, conforme a Scania.
Na prática
Seja como for, o caminhão está em teste em operações regulares da empresa sueca Ernsts Express AB. Com isso, a Scania busca dados para comparar os custos de operação. Porém, estudos iniciais indicam que há vantagem na comparação com caminhões a diesel. Bem como a elétricos a bateria.
Além disso, a energia gerada no caminhão vai poder ser usada para abastecer a rede de distribuição. Dessa forma, pode atender empresas e residências, por exemplo. Isso pode ser feito durante o período em que o caminhão fica parado para carregar e descarregar mercadorias.
Fonte: Redação Estadão
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
STF mantém benefícios fiscais para defensivos agrícolas e rejeita ações de inconstitucionalidade
Por maioria de votos, Supremo considera constitucionais isenções e reduções de impostos concedidas ao setor agropecuário, apesar de críticas ambientais e de saúde pública.
Risco de temporais e chuva forte marcam o fim de semana no país
Previsão do tempo alerta: saiba em quais regiões o fim de semana terá chuva forte, risco de temporais e ventania. Veja os detalhes na Climatempo.
Continue Reading Risco de temporais e chuva forte marcam o fim de semana no país
Europa em chamas: produtores em revolta levam tratores às ruas em protesto massivo
Produtores rurais de vários países em revolta tomam as ruas com seus tratores e expõem União Europeia ao seu limite; entenda os motivos dos protestos
Continue Reading Europa em chamas: produtores em revolta levam tratores às ruas em protesto massivo
Soja: Sementes não certificadas avançam no país e geram perdas expressivas e desafios à cadeia
Quase um terço da área plantada com soja no país utiliza sementes fora do mercado formal – sementes não certificadas, cenário que compromete produtividade, empregos, inovação e a competitividade do agronegócio brasileiro
Seis meses no gelo: como o inverno extremo desafia a pecuária dos EUA
Com o pasto coberto pelo gelo por até seis meses, produtores dependem de confinamento, estoque de ração e estruturas para enfrentar o frio extremo. O inverno no Hemisfério Norte costuma se estender de dezembro a março, mas, para a pecuária dos Estados Unidos, seus efeitos práticos duram muito mais tempo. Em várias regiões produtoras, especialmente…
Continue Reading Seis meses no gelo: como o inverno extremo desafia a pecuária dos EUA
Boi gordo volta a R$ 330/@ – de forma pontual – com mercado travado e clima de recesso
Frigoríficos operam com escalas confortáveis e retração nas compras do boi gordo; consumo interno sustenta atacado, mas negócios no físico são limitados pela pausa de fim de ano. Confira as cotações





