
Desenvolvido pela Scania e por empresas de transporte e energia, conjunto une cavalo-mecânico híbrido e semirreboque coberto de painéis solares.
A Scania está testando na Suécia um caminhão híbrido capaz de rodar 5 mil km sem reabastecer. Para isso, o conjunto inclui um semirreboque com painéis solares. Dessa forma, além de reduzir as emissões de poluentes, o caminhão tem menor custo operacional.
Para isso, a Scania fez parceria com universidades e transportadores. Bem como com empresas do setor de energia limpa. Conforme a marca, o semirreboque é coberto de painéis solares. Trata-se de um projeto que teve início há dois anos e conta com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova.
Scania híbrido tem baterias de 300 kWh
Com isso, foi possível comprovar que o uso de painéis solares reduz significativamente o custo com energia. Para isso, foi utilizado um cavalo-mecânico híbrido, com cabine R e configuração 6×2. Conforme a Scania, o caminhão com sistema plug-in tem potência total de 560 cv.
Para isso, há baterias de 100 kWh no caminhão e de 200 kWh na carreta. Por sua vez, os painéis têm capacidade máxima de 13,2 kWp. De acordo com a Scania, o conjunto pode fornecer 8 mil kWh por ano quando operados na Suécia. Ou seja, um país com baixa incidência solar.

Para isso, os painéis estão montados no teto e nas laterais do semirreboque. O equipamento tem quatro eixos e 18 metros de comprimento. Juntos, os painéis solares têm cerca de 100 m². Assim, em locais ensolarados, como o sul da França, a autonomia pode chegar a 5 mil km, conforme a Scania.
Na prática
Seja como for, o caminhão está em teste em operações regulares da empresa sueca Ernsts Express AB. Com isso, a Scania busca dados para comparar os custos de operação. Porém, estudos iniciais indicam que há vantagem na comparação com caminhões a diesel. Bem como a elétricos a bateria.
Além disso, a energia gerada no caminhão vai poder ser usada para abastecer a rede de distribuição. Dessa forma, pode atender empresas e residências, por exemplo. Isso pode ser feito durante o período em que o caminhão fica parado para carregar e descarregar mercadorias.
Fonte: Redação Estadão
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Produtores contam com apoio da Famato em consulta pública sobre ampliação da Reserva do Taiamã
De acordo com a proposta do ICMBio, a área da Estação Ecológica de Taiamã, que atualmente possui 11.200 hectares, passaria a ter mais 56.918 hectares.
Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro
Apesar da revisão para cima, o volume segue abaixo das 8,12 milhões de toneladas embarcadas em agosto, refletindo o padrão sazonal da entressafra.
Continue Reading Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro
Abertura de mercado para produtos agropecuários do Brasil na Indonésia
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 428 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Abertura de mercado para produtos agropecuários do Brasil na Indonésia
Mapa e Sedcon-RJ realizam operação para identificar fraudes em azeites de oliva
A ação teve como foco principal avaliar a qualidade e a identidade dos produtos disponibilizados diretamente ao consumidor.
Continue Reading Mapa e Sedcon-RJ realizam operação para identificar fraudes em azeites de oliva
Morre o maior nome do Quarto de Milha de corrida; Corona For Me deixa um legado
Um ícone da velocidade que marcou gerações no Brasil e no mundo, Corona For Me, Filho direto do lendário Corona Cartel e da matriz JD Me Too, ele herdou – e repassou – uma genética de campeões.
Continue Reading Morre o maior nome do Quarto de Milha de corrida; Corona For Me deixa um legado
Abertura de seis novos mercados para o Brasil em Burkina Faso
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 434 aberturas de mercado desde o início de 2023, em 72 destinos.
Continue Reading Abertura de seis novos mercados para o Brasil em Burkina Faso