Mais do que um item básico na mesa do brasileiro, o ovo é um alimento completo e sensível a variações de temperatura, manuseio e origem.
Durante a Semana Mundial da Qualidade, a Mantiqueira Brasil — líder em qualidade e inovação no mercado de ovos da América do Sul — reforça a importância de fazer escolhas conscientes na hora de comprar alimentos.
Mais do que um item básico na mesa do brasileiro, o ovo é um alimento completo e sensível a variações de temperatura, manuseio e origem.
“Qualidade é um compromisso diário. Ela começa no cuidado com as aves, passa pelo rigor dos processos e chega à mesa do consumidor em forma de confiança”, afirma André Carvalho, diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil.
Para ajudar o consumidor a reconhecer produtos de qualidade, a Mantiqueira Brasil lista seis pontos de atenção que fazem toda a diferença no sabor, na segurança e no frescor dos ovos.
1. Observe a embalagem
Prefira ovos com embalagens íntegras, limpas e devidamente identificadas.
Empresas sérias seguem a legislação atual de rotulagem, onde constam todas as informações obrigatórias e asseguram a rastreabilidade do produto ao consumidor.
2. Conheça a origem do produto
Busque informações sobre onde e como os ovos são produzidos.
Empresas que prezam pela qualidade costumam abrir seus processos, mostrando o cuidado com as aves, a alimentação balanceada e o controle de biosseguridade.
Na Mantiqueira, cada ovo é resultado de tecnologia, rastreabilidade e bem-estar animal — pilares que garantem segurança e confiança ao consumidor.
3. Confira a data de validade e o tipo de armazenamento
Ovos devem ser armazenados em local fresco e ventilado, longe da luz solar e da umidade.
A validade geralmente é de até 30 dias após a postura, e o produto deve permanecer protegido em sua embalagem original.
4. Priorize marcas com histórico de confiança
Grandes produtores, como a Mantiqueira Brasil, seguem protocolos rigorosos de biosseguridade, rastreabilidade e bem-estar animal em todas as etapas da produção.
Isso garante uniformidade no tamanho, na cor da casca e no frescor da gema.
5. Observe a aparência
Evite ovos com rachaduras, cascas muito porosas ou sujas.
Esses sinais podem indicar falhas no transporte ou na higiene do processo produtivo.
6. Prefira ovos de granjas comprometidas com o bem-estar animal
Além da qualidade nutricional, escolha produtos com origem responsável, como os ovos de galinhas criadas livres e os orgânicos Fazenda da Toca. Eles representam um avanço em sustentabilidade, respeito à vida e segurança alimentar.
VEJA TAMBÉM:
- Carne de MT conquista destaque e paladares na maior feira de importação da China
- Justiça garante fôlego a produtora e prorroga suspensão de cobranças por 180 dias
- Comprador de usina da Raízen divulga comunicado; leia aqui
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.