Na comparação semanal, houve avanço de 2,7 pontos percentuais. Em relação a igual período da semeadura da safra passada, há leve avanço de 0,2 ponto porcentual.
A semeadura de soja 2024/25 no Brasil atingia, até ontem, 96,8% da área prevista, informou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em boletim semanal de progresso de safra. Na comparação semanal, houve avanço de 2,7 pontos percentuais. Em relação a igual período da safra passada, há leve avanço de 0,2 ponto porcentual.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, já encerraram o plantio. Goiás (com 99,3% da área plantada); Tocantins (com 99%); Bahia (97%); Piauí (94%); Santa Catarina e Rio Grande do Sul (ambos com 91%), além de Maranhão (59%) ainda precisam concluir os trabalhos de campo.
Quanto ao plantio de milho verão 2024/25, os Estados produtores semearam 75% da área prevista até ontem, avanço de 2,8 pontos porcentuais na semana. Em relação a igual período da safra passada, a evolução dos trabalhos é de 1,5 ponto porcentual. Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina já encerraram a semeadrura. Goiás conta com 99% da área trabalhada, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 88%.
Quanto ao algodão da safra 2024/25, até este domingo, 12,2% da área prevista estava plantada, avanço de 4,5 pontos porcentuais ante a semana anterior e atraso de 2,5 pontos porcentuais na comparação com igual período da safra 2023/24, informa a Conab. Goiás, com 54% da área plantada, está com os trabalhos mais adiantados, seguido de Mato Grosso do Sul, com 45%. Mato Grosso, o maior produtor da fibra, semeou apenas 2,5% da área prevista.
A semeadura de arroz atingia até ontem 88,6% da área prevista na safra 2024/25, disse a Conab. Houve avanço de 2 pontos porcentuais na comparação com a semana anterior e de 3,6 pontos porcentuais em relação a igual período da safra 2023/24. Santa Catarina já encerrou o plantio. Em seguida, vêm o Rio Grande do Sul, com 99% da área plantada e, depois, Goiás, com 82%.
O plantio de feijão atingia 63,8% da área prevista em 2024/25, avanço de 3,3 pontos porcentuais na semana e de 13,8% ante igual período da safra passada. Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já encerraram a semeadura. Santa Catarina contava com 94% da área prevista plantada, seguida do Rio Grande do Sul, com 64%, e Bahia, com 53%. O Piauí ainda não começou o plantio.
Já a colheita de feijão 2024/25 alcançava, até ontem, 7,7% da área prevista, avanço semanal de 1,5 ponto porcentual e atraso anual de 2,7 pontos porcentuais. São Paulo já colheu 85% da área, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 8%, e Paraná, com 1%.
Por fim, a colheita de trigo se encerrou no País, avanço de 1,1 ponto porcentual na comparação semanal e igual porcentual na comparação anual. Rio Grande do Sul e Santa Catarina finalizaram os trabalhos de uma semana para outra, encerrando a colheita do cereal da safra 2023/24.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Transporte ferroviário de grãos nos EUA cai 5% na semana até 7 de março
O volume representa queda de 5% ante a semana anterior e aumento de 17% em relação ao período correspondente do ano passado.
Continue Reading Transporte ferroviário de grãos nos EUA cai 5% na semana até 7 de março
Começam a vigorar novas regras para frete no Brasil
Esse código garantirá, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que todas contratações de frete pagarão o piso mínimo.
Continue Reading Começam a vigorar novas regras para frete no Brasil
Recorde: vaca Nelore produz 12 vezes mais óvulos que o normal e entra para a história
Uma vaca Nelore atingiu a marca histórica de 724 oócitos em uma única aspiração folicular; desempenho reforça o papel estratégico da FIV como ferramenta no avanço do melhoramento genético
IGC eleva previsão de produção global de grãos para recorde de 2,47 bilhões de t
Na comparação com a safra passada, o aumento é de 143 milhões de toneladas, impulsionado por ganhos em milho, trigo e cevada.
Continue Reading IGC eleva previsão de produção global de grãos para recorde de 2,47 bilhões de t
Alta de 35% na ureia pode levar Brasil a priorizar sulfato de amônio em 2026
Com valorização de 35% nas cotações da ureia em apenas duas semanas, análise da StoneX indica tendência de substituição pelo sulfato de amônio para mitigar custos e proteger as margens do produtor em 2026.
Continue Reading Alta de 35% na ureia pode levar Brasil a priorizar sulfato de amônio em 2026
Emater: colheita de soja no RS atinge 5% da área
A produtividade média estimada é de 2.871 quilos por hectare, 9,7% menos que o esperado inicialmente, “refletindo os efeitos da irregularidade hídrica”.
Continue Reading Emater: colheita de soja no RS atinge 5% da área





