Setor de suínos ficará estável este ano, diz cooperativa

“A demanda ainda deve continuar difícil este ano, após um 2022 bastante desafiador. Não enxergamos melhora considerável no setor de carne suína neste ano.”

A cooperativa Capal, que atua no Paraná e em São Paulo, vê um cenário cauteloso para o segmento de suínos em 2023.

No ano passado, a produção e comercialização de carne suína da cooperativa recuou 3% em relação ao ano anterior.

Neste ano, com a manutenção do elevado custo de produção e dos preços depreciados da carne suína, a cooperativa espera repetir o volume produzido em 2022, de 31.025 toneladas, e manter o faturamento estável.

“A demanda ainda deve continuar difícil este ano, após um 2022 bastante desafiador. Não enxergamos melhora considerável no setor de carne suína neste ano. O crescimento não tão acelerado na economia brasileira deve afetar o consumo de carnes, além do mercado chinês que está um pouco mais travado. É um setor sensível à economia doméstica e às exportações para a China, que baliza os preços internos”, disse o presidente executivo da Capal, Adilson Fuga.

A cadeia agrícola representa 70% do faturamento da cooperativa, previsto no total de R$ 4,3 bilhões para 2023.

Sem maiores investimentos para suínos

Diante da conjuntura, a Capal pretende segurar investimentos no setor até o segmento voltar a apresentar sinais de crescimento, revela Fuga. Em 2022, a cooperativa aportou cerca de R$ 50 milhões para aumentar o grau de industrialização da proteína recebida dos produtores cooperados e assim agregar valor à carne suína até então vendida majoritariamente in natura.

“O investimento foi para aumentar nossa capacidade de produção de embutidos de suínos, como salames, linguiças e copas, produtos de maior valor agregado. Em determinado momento de 2022, estimulamos até a redução de peso dos animais para segurar os volumes produzidos. Hoje, o alojamento voltou ao normal, mas sem previsão de novos investimentos até a retomada do aumento das vendas e do consumo”, explicou Fuga.

Fonte: Estadão Conteúdo

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM