Sexta terá chuvas de até 110 mm em dois estados; confira onde

Alertas foram emitidos para altos volumes de chuva em algumas regiões, com possibilidade de transtornos como alagamentos e erosão do solo; confira

À medida que a semana chega ao fim, o Brasil se prepara para enfrentar condições climáticas variadas em suas diferentes regiões. Confira as previsões para esta sexta-feira (16):

Sul

O retorno das chuvas é esperado em grande parte da região sul devido à formação de áreas de baixa pressão atmosférica em diferentes níveis da atmosfera. Alertas foram emitidos para altos volumes de chuva na metade norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com possibilidade de transtornos como alagamentos e erosão do solo. No Paraná, também são esperadas chuvas, porém com menores acumulados. Nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.

Sudeste

A frente fria continua avançando pela região, impulsionada pelo ciclone subtropical na costa. Alertas estão em vigor para temporais e chuvas volumosas no Espírito Santo e na área central de Minas Gerais, com possíveis alagamentos e erosão do solo devido a volumes entre 40 e 110 mm. Em algumas regiões, como o centro e leste de São Paulo e o norte de Minas, a chance de chuva é menor, apesar da variação de nebulosidade ao longo do dia.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva devem se espalhar por Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e, de forma mais pontual, em Mato Grosso, devido a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Destaque para o sul goiano, onde uma frente fria próxima pode gerar volumes de até 35 mm, com possíveis transtornos. Na maior parte de Mato Grosso e no norte goiano, o tempo permanece firme, com apenas chuvas isoladas no Distrito Federal.

Nordeste

Pancadas de chuva são esperadas em grande parte da região, com núcleos mais intensos no Piauí, Maranhão e sul do Ceará, podendo gerar transtornos devido aos volumes entre 40 e 95 mm. Na metade sul da Bahia, a chance de chuva é menor.

Norte

Pancadas de chuva podem atingir a maior parte da região, devido a instabilidades tropicais que podem gerar volumes elevados no noroeste do Amazonas, sul do Pará e norte do Tocantins, embora de forma irregular e mal distribuída entre as cidades. A chance de chuva é menor em Roraima e na maior parte do Amapá.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM