Sindi: Genética inédita será aberta ao mercado pecuário

Sindi: Genética inédita será aberta ao mercado pecuário

PARTILHAR
Foto: Márcia Benevenuto

Um dos planteis jovens de maior destaque da raça fará sua estreia no mundo dos leilões, com genética das atuais grandes campeãs da ExpoZebu.

Com seis anos de fundação do plantel, o Sindi Don já tem uma sólida trajetória dentro da história da raça. Em 2019, a genética selecionada pelo criador Victor Borelli Biagi, foi premiada entre mais de 300 animais inscritos na pista da ExpoZebu, com o Grande e o Reservado Grande Campeonato das fêmeas, além do campeonato bezerra, entre outras conquistas. A paixão do selecionador pela raça se consolidou com a aquisição de uma base de 10 doadoras de alta genética e fortes parcerias com sindiristas tradicionais. Victor se espelha no exemplo do pai Eduardo Biagi que comanda a equipe da Carpa Serrana há quase de 50 anos.

Os conceitos de melhoramento genético e o foco em seleção que fizeram do rebanho um dos mais reconhecidos e respeitados da raça Nelore são replicados no Sindi da família Biagi. Com orientação do gerente de pecuária da Carpa, Luís Otávio Pereira Lima, o responsável pelo manejo dos animais, João Luiz Almeida, aponta as características marcantes do plantel premiado. “Nós cuidamos do Sindi Don com os mesmos critérios de excelência que vemos no Nelore Carpa. Observamos as particularidades da raça e buscamos animais produtivos, funcionais, com boas carcaças e bons aprumos. É uma raça de dupla aptidão e as fêmeas também precisam apresentar características de fertilidade com bons úberes e leite em abundância”, afirma João Luiz.

No leilão serão ofertados fêmeas, reprodutores e embriões. Cerca de 40 lotes já foram elencados pelo assessor Carlos Alberto Marino. “O criatório vem evoluindo muito rápido e já atingiu uma quantidade expressiva de excelentes animais, por conta da fertilidade das suas matrizes e qualidade de suas produções. Um critério fundamental dessa seleção é o que prima por matrizes eficientes. No Sindi Don, todas as doadoras, sem exceção, além de integrarem o programa de FIV, estão sempre gestantes, tamanha sua fertilidade. Acho que é uma grande oportunidade para os pecuaristas e criadores, diz Marino.

A raça Sindi é a que mais cresce em percentual, no banco de registros zootécnicos da ABCZ. A diferença no período de 2010 a 2019 no total de coberturas comunicadas foi de 199%.

O Leilão Sindi Don será realizado no dia 31 de março, as 20h30, com suporte técnico de Carlos Marino Assessoria Pecuária, coordenação da Central Leilões e transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com