Segundo o sindicato, a medida deve contribuir para o equilíbrio do mercado nacional de leite em pó, que enfrenta a compra de produtos importados de países do Prata (Argentina e Uruguai), muitas vezes por empresas do varejo e atravessadores no atacado.
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) divulgou comunicado no qual informa que vê como “positiva a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de abrir investigação da prática de dumping na compra de leite em pó importado”.
Segundo o sindicato, a medida deve contribuir para o equilíbrio do mercado nacional de leite, que enfrenta a compra de produtos importados de países do Prata (Argentina e Uruguai), muitas vezes por empresas do varejo e atravessadores no atacado.
A decisão atende à solicitação feita em agosto deste ano pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e publicada na quarta-feira, 11, na Circular nº 72/2024 do MDIC no Diário Oficial da União.
O Sindilat acompanha de perto o fluxo de importações de leite e queijos pelo Brasil e avalia os danos desse processo à indústria nacional. O que ocorre é que o custo dos derivados importados que entram no Brasil está abaixo do valor do mercado nacional, segundo o secretário executivo da entidade, Darlan Palharini. “Nos falta competitividade, mas é preciso estar sempre atento ao cumprimento dos tratados internacionais e das boas práticas comerciais”, disse.
A criação de novos agentes importadores no segmento produtivo também preocupa. Palharini explicou que, com as restrições delineadas à importação pelos laticínios, surgiram empresas especializadas em comprar produtos lácteos e entregar direto ao varejo, sem uma correlação vantajosa ao Brasil quanto ao número de empregos, renda e riquezas geradas.
Em quatro níveis de ações para o mercado nacional, o Sindilat pleiteia mudança na incidência de PIS/Cofins com aumento do crédito presumido para 100% na compra de insumos, a venda internacional da produção com a adoção de um Prêmio para Escoamento do Produto (PEP), a oferta de linhas de crédito pela União para produtores e indústrias de laticínios e o estabelecimento do Fundo Nacional de Sanidade do Leite (FNSL).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável.
Continue Reading Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Segundo a empresa, a revisão reflete uma melhora na demanda internacional, impulsionada pelos preços mais baixos do cereal.
Continue Reading SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda.
Continue Reading Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
Fenômeno climático atinge desde Foz do Iguaçu até Londrina, provocando colapso na agropecuária no Oeste do Paraná com perdas na soja, milho, frango e peixe
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
O documento trará as primeiras estimativas oficiais de produção, rendimento e estoques de soja e milho nos EUA desde 12 de setembro.
Continue Reading USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
Nutribras alcança autossuficiência após investir R$ 500 milhões e zera emissões na produção de carne suína
Grupo familiar de Sorriso (MT) se torna modelo nacional de verticalização, com investimentos na suinocultura, agricultura, energia e biometano para frota própria.
			




