Soja: necessidade de replantio e doença do solo são reportadas em 3 estados

Em alguns lugares, os números revelam um atraso em relação à temporada anterior, quando 70% da área destinada à cultura já estava semeada no mesmo período; confira

Na última semana, uma pausa nas chuvas no Rio Grande do Sul proporcionou aos agricultores avanço no plantio da soja, alcançando 50% da área total estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 6.673,1 milhões de hectares. Contudo, os números revelam um atraso em relação à temporada anterior, quando 70% da área destinada à cultura já estava semeada no mesmo período.

O boletim semanal da Emater-RS alerta para os riscos da germinação desigual devido ao ritmo mais lento, o que pode comprometer a produtividade da soja. Adicionalmente, em algumas regiões, doenças do solo, como o dumping off, causaram tombamento e morte de mudas por apodrecimento, exigindo a necessidade de replantio.

Enquanto isso, no Piauí, a Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-PI) informa que 60% da área projetada em 1.070 milhões de hectares já foi semeada. Entretanto, as operações chegam a ficar temporariamente paralisadas à espera de chuvas.

No oeste da Bahia, responsável por 99% da produção de soja no estado, o plantio avançou consideravelmente, alcançando aproximadamente 75% dos 2 milhões de hectares destinados à cultura. A Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) relata uma taxa de replantio entre 12% e 15%, devido à maior distribuição das chuvas que deixou algumas áreas vulneráveis.

Em Mato Grosso, estado que abrange uma área de soja de 12,2 milhões de hectares, o plantio está praticamente concluído, atingindo 99,58%, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O órgão destaca que apenas 4% do espaço destinado à oleaginosa precisa de replantio, equivalente a 500 mil hectares.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM