Segundo a Agência Safras, USDA apontou aumento da área de soja nos EUA, o que pressionou os preços. A comercialização da soja brasileira avançou ao longo da última semana, mas ainda abaixo da média histórica
O panorama geral negativo para os valores da soja mundialmente recebeu uma nova influência negativa. Em 28 de março, foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) um aumento previsto na área destinada ao cultivo de soja para 2024. Essa expansão excedeu as projeções de mercado, causando impactos negativos tanto em Chicago quanto no Brasil.
Espera-se que o espaço alocado para o cultivo de soja nos EUA em 2024 atinja os 86,5 milhões de acres, de acordo com o relatório de previsão de plantio do USDA. Isso representa um crescimento de 3% em relação ao ano passado.
Essa estimativa superou as expectativas de mercado, previstas em 86,3 milhões de acres. Durante o Fórum Anual do USDA em fevereiro, havia uma previsão de plantio de 87,5 milhões de acres.
No ano anterior, agricultores dos EUA dedicaram 83,6 milhões de acres ao cultivo dessa leguminosa. Baseado em informações do USDA, espera-se que 24 dos 29 estados produtores aumentem ou mantenham suas áreas de plantio.
Ao primeiro de março, os estoques de soja nos EUA alcançaram 1,85 bilhão de bushels, uma elevação de 9% comparado ao mesmo período em 2023.
Este volume superou as previsões do mercado, que eram de 1,83 bilhão de bushels. Desse total, 933 milhões de bushels estão nas mãos dos agricultores, representando um aumento de 24% em relação ao ano passado. Já os estoques fora das propriedades agrícolas totalizaram 912 milhões de bushels, uma redução de 3%.
Comercialização
A comercialização da safra 2023/24 de soja do Brasil envolve 41,4% da produção projetada, conforme relatório de Safras & Mercado, com dados recolhidos até 5 de abril. No relatório anterior, com dados de 6 de março, o número era de 36,6%.
Em igual período do ano passado, a negociação envolvia 44,3% e a média de cinco anos para o período é de 58,1%. Levando-se em conta uma safra estimada em 148,6 milhões de toneladas, o total de soja já negociado é de 61,571 milhões de toneladas.
Safra 2024/25
Levando-se em conta uma safra mínima hipotética de 148,6 milhões de toneladas, Safras projeta uma comercialização antecipada de 3,1%. Em igual período do ano passado, a comercialização antecipada era de 4,2% e a média para o período é de 12,4%.
Haaland: Próximo adversário do Brasil na Copa tem forte ligação com o agro
Artilheiro da Noruega, Erling Haaland cresceu em uma das principais regiões agropecuárias do país, mantém hábitos alimentares ligados ao campo e chega embalado para o duelo contra a Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo
Continue Reading Haaland: Próximo adversário do Brasil na Copa tem forte ligação com o agro
Por que o adubo fosfatado está mais caro em 2026?
Suspensão das exportações chinesas de fosfatos, restrições russas para nitrogenados e tensão no Estreito de Ormuz elevam custos e desafiam a rentabilidade da safra 2026/2027
Continue Reading Por que o adubo fosfatado está mais caro em 2026?
Conheça a égua campeã da maior marcha anual de resistência da história do Cavalo Crioulo
Com recorde de participantes que completaram os 750 quilômetros, a maior Marcha Anual de Resistência da história do Cavalo Crioulo coroou La Dolfina da Gap São Pedro e o ginete Gonzalo Bonetti
Tecnologia impulsiona sucessão familiar e melhora gestão de fazenda de leite no Paraná
Sistema de monitoramento individual de vacas fortalece a gestão da Fazenda Gruno, em Castro (PR), melhora índices produtivos e estimula a permanência da nova geração na atividade leiteira
Preço do ATR reage em junho, mas crise no setor continua, afirma Felippe Stelutti
Após meses de queda, preço do ATR registra leve recuperação, mas especialista afirma que rentabilidade ainda está longe do ideal e acredita em recuperação gradual nos próximos meses
Continue Reading Preço do ATR reage em junho, mas crise no setor continua, afirma Felippe Stelutti
Barretos revive sua era de ouro e volta ao topo do agro paulista; veja ranking
Berço da pecuária nacional, da genética Nelore e da tradição boiadeira, cidade reassume protagonismo econômico ao liderar o Valor da Produção Agropecuária de São Paulo em 2025
Continue Reading Barretos revive sua era de ouro e volta ao topo do agro paulista; veja ranking





