Segundo a Agência Safras, USDA apontou aumento da área de soja nos EUA, o que pressionou os preços. A comercialização da soja brasileira avançou ao longo da última semana, mas ainda abaixo da média histórica
O panorama geral negativo para os valores da soja mundialmente recebeu uma nova influência negativa. Em 28 de março, foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) um aumento previsto na área destinada ao cultivo de soja para 2024. Essa expansão excedeu as projeções de mercado, causando impactos negativos tanto em Chicago quanto no Brasil.
Espera-se que o espaço alocado para o cultivo de soja nos EUA em 2024 atinja os 86,5 milhões de acres, de acordo com o relatório de previsão de plantio do USDA. Isso representa um crescimento de 3% em relação ao ano passado.
Essa estimativa superou as expectativas de mercado, previstas em 86,3 milhões de acres. Durante o Fórum Anual do USDA em fevereiro, havia uma previsão de plantio de 87,5 milhões de acres.
No ano anterior, agricultores dos EUA dedicaram 83,6 milhões de acres ao cultivo dessa leguminosa. Baseado em informações do USDA, espera-se que 24 dos 29 estados produtores aumentem ou mantenham suas áreas de plantio.
Ao primeiro de março, os estoques de soja nos EUA alcançaram 1,85 bilhão de bushels, uma elevação de 9% comparado ao mesmo período em 2023.
Este volume superou as previsões do mercado, que eram de 1,83 bilhão de bushels. Desse total, 933 milhões de bushels estão nas mãos dos agricultores, representando um aumento de 24% em relação ao ano passado. Já os estoques fora das propriedades agrícolas totalizaram 912 milhões de bushels, uma redução de 3%.
Comercialização
A comercialização da safra 2023/24 de soja do Brasil envolve 41,4% da produção projetada, conforme relatório de Safras & Mercado, com dados recolhidos até 5 de abril. No relatório anterior, com dados de 6 de março, o número era de 36,6%.
Em igual período do ano passado, a negociação envolvia 44,3% e a média de cinco anos para o período é de 58,1%. Levando-se em conta uma safra estimada em 148,6 milhões de toneladas, o total de soja já negociado é de 61,571 milhões de toneladas.
Safra 2024/25
Levando-se em conta uma safra mínima hipotética de 148,6 milhões de toneladas, Safras projeta uma comercialização antecipada de 3,1%. Em igual período do ano passado, a comercialização antecipada era de 4,2% e a média para o período é de 12,4%.
Exportações de algodão são recordes; mercado interno apresenta liquidez pontual
Em março, o Brasil exportou 347,8 mil toneladas de algodão, volume 28,6% superior ao de fevereiro/26 e 45,4% maior que o de março/25. Enquanto o mercado interno de algodão apresenta negociações pontuais, os embarques brasileiros continuam robustos, com novo recorde mensal e avanço expressivo no acumulado de 12 meses. Segundo pesquisadores do Cepea, a retomada…
Continue Reading Exportações de algodão são recordes; mercado interno apresenta liquidez pontual
Embarques parciais da safra de café 25/26 são os menores desde 22/23
Em março de 2026, especificamente, as exportações brasileiras de café totalizaram 3,04 milhões de sacas, volume 15,4% superior ao registrado em fevereiro.
Continue Reading Embarques parciais da safra de café 25/26 são os menores desde 22/23
Comércio exterior ganha força, mas mercado interno do arroz segue em ritmo lento
As importações ganharam força em março, impulsionadas pela necessidade de suprimento e pela competitividade dos produtos importados.
Continue Reading Comércio exterior ganha força, mas mercado interno do arroz segue em ritmo lento
Previsão do Cemaden indica forte probabilidade de El Niño no segundo semestre de 2026
Com chances superiores a 80%, o fenômeno de grande intensidade acende o alerta para a produtividade da safra brasileira no fechamento do ano
Quaresma eleva preços da tilápia; receita de exportações aumenta
Em relação ao mercado externo, em março, os embarques de tilápia recuaram de forma expressiva, mas a receita, tanto em dólares quanto em Reais, avançou.
Continue Reading Quaresma eleva preços da tilápia; receita de exportações aumenta
SIILHalal reforça agenda estratégica de qualificação para atender crescimento do mercado halal
SIILHalal investe em qualificação técnica e rigor nos processos para assegurar a credibilidade das certificações e ampliar a competitividade do produtor brasileiro no mercado internacional





