USDA, Conab e Safras & Mercado fizeram projeções sobre o número final de toneladas a serem colhidas em 23/24 e, segundo os dados, todas apontam cortes nas estimativas de produção
A semana foi bastante agitada para o mercado de soja. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda de junho na quarta-feira (12). No mesmo dia, a inflação norte-americana e a decisão sobre a taxa de juros foram publicadas.
Este conjunto de fatores trouxe muita volatilidade à Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). Por aqui, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seus dados de junho na quinta.
Estimativa de soja do USDA
O USDA revisou para baixo a produção do Brasil na temporada 2023/24, de 154 milhões (relatório de maio) para 153 milhões de toneladas, em função das inundações que afetaram o Rio Grande do Sul. No entanto, o número veio abaixo da estimativa do mercado, que previa 151,8 milhões de toneladas.
De qualquer forma, foi suficiente para diminuir os estoques globais da temporada 2023/24 em cerca de 700 mil toneladas, para 111,07 milhões de toneladas. Para a temporada 2024/25, os estoques mundiais também foram reduzidos, passando de 128,5 milhões em maio para 127,9 milhões de toneladas em junho.
Projeções da Conab
Para a Conab, a produção brasileira de soja deverá totalizar 147,353 milhões de toneladas na temporada 2023/24, com recuo de 4,7% na comparação com a temporada anterior, quando foram colhidas 154,609 milhões de toneladas. No relatório anterior, a previsão era de safra de 147,68 milhões de toneladas.
A Conab trabalha com uma área de 45,978 milhões de hectares, com elevação de 4,3% sobre o ano anterior, quando foram cultivados 44,08 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.205 quilos por hectare. Em 2022/23, o rendimento ficou em 3.507 quilos por hectare, o que representa uma retração de 8,6%.
Cortes de soja de consultoria
Na semana anterior, a consultoria Safras & Mercado já havia antecipado estes movimentos e cortado sua estimativa em função da calamidade gaúcha. A produção brasileira de soja em 2023/24 foi revisada para 149,705 milhões de toneladas.
Em 12 de abril, data da estimativa anterior, a projeção era de 151,246 milhões de toneladas. Mesmo assim, deve ser a segunda maior safra da história.
A empresa indica aumento de 3% na área, estimada em 46,025 milhões de hectares. Em 2022/23, o plantio ocupou 44,681 milhões de hectares. O levantamento aponta que a produtividade média deverá passar de 3.550 quilos por hectare em 2022/23 para 3.269 quilos em 2023/24.
Fonte: Agência Safras
Conheça a maior fazenda de cavalos do mundo, propriedade milenar que possui 10.000 equinos
Na China, a Fazenda de Shandan é uma propriedade histórica que abriga cerca de 10.000 equinos; Ela é considerada a maior fazenda de cavalos do mundo, preservando tradições milenares na criação equina
Conheça a indústria que lava e inspeciona 180 mil ovos por hora, um ritmo absurdo
Da formação em apenas 26 horas dentro da galinha às máquinas que lavam e inspecionam centenas de milhares de ovos, veja o que garante qualidade e segurança no supermercado.
Continue Reading Conheça a indústria que lava e inspeciona 180 mil ovos por hora, um ritmo absurdo
Carne com ‘bicheira’: Por que remover a parte afetada não torna o resto seguro para consumo?
Limpar a ferida não resolve o problema: bactérias podem permanecer no organismo. Entenda o risco de septicemia e por que especialistas reprovam o consumo de carne com bicheira, mesmo após cortar a parte lesionada
Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Da doma tradicional ao horsemanship moderno, conheça os treinadores que transformaram o treinamento com técnica, respeito e conexão com o cavalo.
Continue Reading Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Estudo com 1 milhão de vacas revela: a beleza impacta o lucro? Descubra como a Conformação de Milhões aumenta a produtividade e a longevidade do rebanho.
Continue Reading Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Uma política para o campo e para o bem viver
Como o Brasil reverteu o desmonte das políticas agrárias, reduziu a violência no campo e ampliou o crédito para quem produz a comida do brasileiro.
Continue Reading Uma política para o campo e para o bem viver





