
USDA, Conab e Safras & Mercado fizeram projeções sobre o número final de toneladas a serem colhidas em 23/24 e, segundo os dados, todas apontam cortes nas estimativas de produção
A semana foi bastante agitada para o mercado de soja. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda de junho na quarta-feira (12). No mesmo dia, a inflação norte-americana e a decisão sobre a taxa de juros foram publicadas.
Este conjunto de fatores trouxe muita volatilidade à Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). Por aqui, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seus dados de junho na quinta.
Estimativa de soja do USDA
O USDA revisou para baixo a produção do Brasil na temporada 2023/24, de 154 milhões (relatório de maio) para 153 milhões de toneladas, em função das inundações que afetaram o Rio Grande do Sul. No entanto, o número veio abaixo da estimativa do mercado, que previa 151,8 milhões de toneladas.
De qualquer forma, foi suficiente para diminuir os estoques globais da temporada 2023/24 em cerca de 700 mil toneladas, para 111,07 milhões de toneladas. Para a temporada 2024/25, os estoques mundiais também foram reduzidos, passando de 128,5 milhões em maio para 127,9 milhões de toneladas em junho.
Projeções da Conab
Para a Conab, a produção brasileira de soja deverá totalizar 147,353 milhões de toneladas na temporada 2023/24, com recuo de 4,7% na comparação com a temporada anterior, quando foram colhidas 154,609 milhões de toneladas. No relatório anterior, a previsão era de safra de 147,68 milhões de toneladas.
A Conab trabalha com uma área de 45,978 milhões de hectares, com elevação de 4,3% sobre o ano anterior, quando foram cultivados 44,08 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.205 quilos por hectare. Em 2022/23, o rendimento ficou em 3.507 quilos por hectare, o que representa uma retração de 8,6%.
Cortes de soja de consultoria
Na semana anterior, a consultoria Safras & Mercado já havia antecipado estes movimentos e cortado sua estimativa em função da calamidade gaúcha. A produção brasileira de soja em 2023/24 foi revisada para 149,705 milhões de toneladas.
Em 12 de abril, data da estimativa anterior, a projeção era de 151,246 milhões de toneladas. Mesmo assim, deve ser a segunda maior safra da história.
A empresa indica aumento de 3% na área, estimada em 46,025 milhões de hectares. Em 2022/23, o plantio ocupou 44,681 milhões de hectares. O levantamento aponta que a produtividade média deverá passar de 3.550 quilos por hectare em 2022/23 para 3.269 quilos em 2023/24.
Fonte: Agência Safras
Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Na raça Hereford, o campeonato Terneira foi vencido por Sonho e Realidade FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC).
Continue Reading Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Lula classifica ameaça tarifária de Trump aos Brics nas redes sociais de “irresponsável”
Lula fez questão de dizer que, durante a plenária desta manhã, com países-membros, associados e convidados, em nenhum dos discursos foi comentada a afirmação de Trump.
Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Em junho, as exportações de carne de frango chegaram a 343,4 mil toneladas. O saldo é 21,2% menor em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, com 435,9 mil toneladas.
Continue Reading Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
O governo brasileiro pediu também à China o reconhecimento do status do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação.
Continue Reading Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Em uma coletiva na tarde do domingo (6), o governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que as inundações repentinas ainda representam perigo para algumas regiões do estado.
Continue Reading Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe
No Zoológico de Minnesota, nos Estados Unidos, uma história de afeto e superação tem emocionado a todos