São Paulo se tornará zona livre de febre aftosa sem vacinação, após a próxima etapa de imunização que ocorrerá em novembro.
O comunicado foi feito ao Governo de SP pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em cumprimento ao Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).
A medida faz com que São Paulo se torne zona livre da doença sem vacinação, assim como já ocorrido com os Estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
“É uma conquista de todos os paulistas. A sanidade animal de nosso Estado passa a ter mais uma comprovação de sua excelência. São Paulo poderá buscar mercados cada vez mais rentáveis pela qualidade da carne de área livre sem vacina. Depois de muito trabalho de corpo técnico do Governo de SP e do produtor rural, chegamos ao status de livre de febre aftosa sem vacinação”, diz, em nota, o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Junqueira.
“Este é o mais alto status sanitário contra a febre aftosa, fruto de um trabalho de anos de serviço de defesa e parceria com o pecuarista. Novas oportunidades com abertura de novos mercados virão a partir de agora”, comemora Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), responsável pela vigilância contra a enfermidade.

Segundo o documento, a partir de 1º maio de 2024, animais com origem em zonas livres com vacinação, caso de Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro e parte do Amazonas, não podem ingressar nos Estados que já suspenderam a vacinação.
“Isso será necessário porque o pleito para o reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação está previsto para ser apresentado à Organização Mundial de Saúde Animal em agosto de 2024. A previsão de finalização da avaliação será em maio de 2025, cumprindo, então, o prazo de 12 meses sem o uso do imunizante e sem ingresso de animais vacinados nas áreas, conforme definições do Código Sanitário de Animais Terrestres daquele Organismo Internacional”, descreve o ofício.
Breno Welter, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), a expectativa é que São Paulo avance com os demais estados do bloco IV no Plano Nacional, não havendo restrição de trânsito de animais e produtos.
“É importante ressaltar que em novembro teremos campanha e o produtor deve manter o empenho para mantermos os altos índices, um dos requisitos para a evolução do status”, complementa Welter.
Fonte: Milkpoint
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
TRIGO/CEPEA: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Preços do trigo variam entre estados: alta no RS, queda no PR e estabilidade ao produtor. Demanda por farelo a granel sustenta valores, aponta Cepea.
Continue Reading TRIGO/CEPEA: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
ARROZ/CEPEA: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Preços do arroz em casca sobem pela primeira vez desde julho, impulsionados por leilões da Conab que garantem preço mínimo ao produtor.
Continue Reading ARROZ/CEPEA: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Maiores compradores e vendedores de bovinos de 2025 em leilões são premiados
Evento teve show da dupla João Bosco e Vinícius e ofertou mais de 9 mil animais
Continue Reading Maiores compradores e vendedores de bovinos de 2025 em leilões são premiados
AÇÚCAR/CEPEA: Oferta diminui, mas cotações atravessam 2025 em forte queda
Açúcar tem forte queda de preços em 2025, mesmo com oferta limitada. Safra 25/26, exportações e cenário do mercado segundo o Cepea.
Continue Reading AÇÚCAR/CEPEA: Oferta diminui, mas cotações atravessam 2025 em forte queda
ETANOL/CEPEA: Safra 25/26 é marcada por menor oferta e demanda aquecida
Safra 2025/26 de etanol tem oferta menor, demanda aquecida e preços firmes em SP, aponta Cepea, com impacto da entressafra e clima adverso.
Continue Reading ETANOL/CEPEA: Safra 25/26 é marcada por menor oferta e demanda aquecida
CAFÉ/CEPEA: 2026 é marcado por recorde de preços e elevada volatilidade
Preços do café atingem recorde histórico em 2025, com clima irregular, estoques ajustados e volatilidade marcando o mercado, segundo o Cepea.
Continue Reading CAFÉ/CEPEA: 2026 é marcado por recorde de preços e elevada volatilidade





