O ajuste positivo para a colheita da oleaginosa aconteceu apesar da irregularidade nas chuvas que tem atrasado o plantio em várias regiões.
A safra de soja do Brasil em 2025/26 foi estimada nesta segunda-feira pela consultoria StoneX em recorde de 178,9 milhões de toneladas, alta de 0,1% na comparação com a previsão de outubro, motivada por um aumento na área semeada em Goiás, de acordo com relatório.
O ajuste positivo para a colheita da oleaginosa aconteceu apesar da irregularidade nas chuvas que tem atrasado o plantio em várias regiões, com necessidade de replantio em alguns casos, segundo a consultoria.
A StoneX apontou também, em sua primeira estimativa da segunda safra de milho do país, uma produção de 107 milhões de toneladas, 4,1% abaixo do ciclo anterior.
“Apesar da expectativa de aumento de 1,3% na área plantada, impulsionado pela boa rentabilidade da safra 24/25, a produtividade da segunda safra segue incerta”, disse a consultoria.
“Este ano, o clima favoreceu resultados, mas o cultivo após a soja enfrenta riscos de falta de chuvas e possíveis atrasos no plantio. Ainda é cedo para definições, inclusive sobre área, já que o plantio ocorrerá apenas no próximo ano.”
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.