Depois de uma área menor no Mato Grosso, produtores baianos também devem plantar menos algodão na próxima safra
A nova estimativa de produção de algodão brasileiro na safra 2025/26 aponta para uma redução de 11% na comparação com o ano anterior, de acordo com a StoneX, empresa global de serviços financeiros. Com isso, espera-se que o Brasil colha 3,7 milhões de toneladas de pluma, cerca de 1% a menos do que era esperado no levantamento anterior.
A diminuição está diretamente ligada à reavaliação da área plantada, especialmente no estado da Bahia, que deve semear 393 mil hectares — 5% a menos do que na safra 2024/25. De acordo com Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, a queda reflete a frustração das expectativas de rentabilidade, motivada pelos preços baixos no mercado global, que tornam a cultura menos atrativa para os produtores.
No Mato Grosso, a estimativa permanece em 1,42 milhão de hectares, uma queda de 90 mil hectares no comparativo anual – mas o cenário ainda apresenta incertezas. A possibilidade de atraso na semeadura da soja, causada por chuvas irregulares, pode impactar o plantio do algodão de segunda safra no início de 2026.
Apesar da redução na produção, as exportações brasileiras seguem robustas. Na reta final da safra 2024/25, os embarques devem atingir 3 milhões de toneladas. Para o próximo ano, mesmo com menor oferta, o Brasil deve manter sua posição como principal fornecedor global de algodão.
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.
VEJA MAIS:
- Por que os bancos temem a recuperação judicial do produtor rural?
- Coleção “I Wool Survive”: Lã de carneiros “gays” vira tendência e transforma desfile de NY
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.