Sumário NATURA 2020/2021 Angus e Brangus é lançado

Sumário NATURA 2020/2021 Angus e Brangus é lançado

PARTILHAR
gado da vintage angus ranch
Foto: Vintage Angus Ranch

SUMÁRIO NATURA apresenta um novo índice; material é fruto da cooperação e esforços dos rebanhos associados atuantes nas diferentes regiões do Brasil, Paraguai e Bolívia

Nesta 34ª edição do SUMÁRIO NATURA apresentamos um novo Índice. Trata-se do PLC Precocidade, Leite e Crescimento. Este novo índice classifica os touros de acordo com o potencial genético de suas crias para iniciar a vida reprodutiva mais cedo, para uma produção de fêmeas de boa habilidade materna e para a produção de bezerros com bom desenvolvimento até a desmama, aumentando os índices produtivos da fazenda.

Juntamente com o índice PLC, estamos publicando as DEPs para Idade ao Primeiro Parto (IPP) e Probabilidade de Prenhez aos 18 meses (PP18). As DEPs de prepúcio/umbigo a desmama (U DESM) e ao sobreano (U SOBR), nesta edição, foram calculadas empregando-se um modelo de limiar, de modo que maiores DEPs indicam maior probabilidade de um touro produzir filhos com umbigo corrigido (notas de 1 a 3).

As raças Angus e Brangus se consolidam cada vez mais na pecuária da América do Sul, sendo utilizadas em Programas de Cruzamento Industrial com valor agregado no produto carne. O Brasil vem aumentando sua participação em número de doses de sêmen produzidas por animais originários de Programas de Melhoramento. O PROGRAMA NATURA, nesta temporada, possui 53 touros Angus e 114 Brangus em coleta nas diversas centrais de inseminação no país.

O SUMÁRIO NATURA, fruto da cooperação e esforços dos rebanhos associados atuantes nas diferentes regiões do Brasil, Paraguai e Bolívia, apresenta informações genéticas de 26 características de interesse econômico e 5 Índices para 366 touros Brangus e 276 touros Angus, gerados a partir de 322 rebanhos, ativos e inativos, e aproximadamente 710 mil animais. Destacamos 143 touros Brangus e 105 touros Angus com o novo Índice PLC. Também apresentamos a relação dos melhores Touros Jovens e Vacas Líderes das raças Brangus e Angus do PROGRAMA NATURA.

Vale lembrar que, além do sêmen dos touros superiores apresentados neste Sumário, a safra de touros Natura é ofertada pelos criadores participantes, através de seus eventos comerciais, com garantia de qualidade genética conferida pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), homologado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Para ter acesso ao sumário, clique aqui.

programa natura angus e brangus
Foto: Divulgação

Sobre o Programa Natura

O Programa Natura teve origem no ano de 1986. Atualmente, conta com a participação de rebanhos associados distribuídos em vários estados do Brasil e no vizinho Paraguai, o que reflete sua significativa abrangência. O Programa Natura abrange o controle de animais de composição racial que vai desde o Nelore até o Angus passando por todos os graus de sangue intermediários entre estas duas raças.

O objetivo do Programa Natura é fornecer uma avaliação genética livre dos efeitos aditivos, de dominância (heterose), de perdas epistáticas e de complementariedade devidos à raça e suas interações com o ambiente (latitude).

As principais características avaliadas no Programa Natura são o ganho de peso, os escores visuais de conformação, precocidade, musculosidade, as características avaliadas por ultrassonografia.

Damos grande ênfase as características de adaptação, como o tamanho do prepúcio/umbigo, o comprimento do pelame e a resistência ao carrapato.

Para ter acesso ao sumário, clique aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.