PARTILHAR

Material tem potencial de produzir aproximadamente 70 toneladas por hectare, super sorgo é também ótima opção de energia para o gado.

Originário do norte da África, o sorgo tem vários destinos dentro da cadeia produtiva e pode, até, ser utilizado como alimento, forragem animal, produção de bebidas alcoólicas e biocombustíveis. O cereal é considerado o quinto mais importante do mundo e, no Brasil, o cultivo começou a ganhar força no início da década de 1970.

Com alta tolerância ao estresse hídrico, a cultura se tornou uma boa alternativa para substituir o milho na segunda safra. “Temos como realidade a produtividade acima de 120 sacos por hectare, mas há uma variação entre as regiões mais marginais, que no final do plantio fica sem condições de umidade. O sorgo, no entanto, é um ótimo complemento do milho na safrinha, já que o milho tem esse problema quando não é favorável a questão hídrica e luminosidade”, disse o líder de melhoramento de sorgo na América do Sul, Gustavo Almeida.

*Confira fotos do sorgo no final do artigo.

SUPER SORGO AGRO-SENA

AGRO-SENA é uma empresa brasileira presente há trinta anos na produção, desenvolvimento e comercialização de sementes de milho, sorgo e trigo, mantém pesquisas e parcerias com o IAC, Embrapa e APPS. Fundada em 1987 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais possui talento para o agronegócio, especialmente na produção e comercialização do insumo mais importante da cadeia produtiva, A SEMENTE.

Melhor custo beneficio;

  • Alimento com qualidade superior;
  • Ótima tolerância ao alumínio;
  • É de palatabilidade superior;
  • Alta produção de massa seca e verde;
  • Excelente capacidade de perfilho e rebrota;

Custo x Beneficio

  1. Importância do Volumoso na dietas dos Animais;
  2. Menor Preço por tonelada;
  3. Mais proteína por hectare;
  4. Mais massa digestível por hectare;

A qualidade bromatólogica é constatada pelos números, uma ton. de matéria seca produz 1.380 kg/Leite.

Manejo Super Sorgo

  • Consumo de semente para plantio em linhas 03 (três) quilos por hectare;
  • Semente entregue tratada com fungicida (contra fungos) e inseticida (contra formigas e cupins) produto pronto para o plantio;
  • Embalagem contém 06 (seis) quilos o suficiente para o plantio de dois hectares;
  • Época de plantio no Brasil Central de setembro a março, observadas as condições climáticas de cada região;
  • Profundidade de plantio: 1,0 a 2,0 centímetros;
  • Recomenda-se para melhor distribuição das sementes a utilização de plantadeiras a vácuo com furos de 1,75mm nos discos, ou plantadeiras tradicionais com a utilização de anéis lisos, discos com 52 furos de 3,50 mm e alcinhas compatíveis com o fabricante de cada plantadeira.

Dúvidas?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Vantagens do sorgo sobre o milho na nutrição animal

“O sorgo se aproxima muito do milho. A energia metabolizável, por exemplo, fica próxima a 99% em comparação entre os dois cereais. Baseadas nestas informações, algumas grandes empresas estão olhando para essa questão nutricional e analisando a oportunidade de substituir parte do milho pelo sorgo.” – engenheiro agrônomo Lucas Pascoal, da BRF Foods.

producao de materia seca super sorgo
Fonte: Agro Sena

No confinamento bovino, o sorgo também tem apresentado resultados satisfatórios. O pecuarista Osvaldo Rubim Pasqualoto, por exemplo, tem um rebanho de dez mil cabeças e garantiu que houve economia no custo de produção com a mudança.

“Adotamos o sorgo há mais de cinco anos e percebemos uma resposta, pois é uma cultura que pode entrar um pouco mais tarde em relação ao milho e tem excelente produção. Na ração para os bois em confinamento e semiconfinamento, nós não percebemos diferenças entre sorgo e milho e, no caso do sorgo, consigo uma economia de 20% em relação ao milho”, disse.

analise bromatologica do super sorgo
Fonte: Agro Sena

Análise Bromatológica

A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc. Além disso, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais, enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, com isso permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo.

Fotos do Super Sorgo

colhendo o super sorgo senepol sertanejo
Foto: Senepol Paraiso
super sorgo visao da plantacao
Foto: Agro Sena
super sorgo visao da plantacao comparando cerca
Foto: Agro Sena
tamanho do sorgo em comparacao com ser humano
Foto: Agro Sena
colhendo o super sorgo
Foto: Agro Sena
talhao de super sorgo
Foto: Agro Sena

Dúvidas?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.