
A 12ª edição da SIC começou nesta quarta-feira, 20/11, no Expominas, em Belo Horizonte, com foco em conectar a cadeia produtiva, discutir soluções inovadoras e valorizar a diversidade no setor, a Semana Internacional do Café reafirma seu compromisso com o futuro da cafeicultura e o protagonismo brasileiro no mercado global.
A 12ª Semana Internacional do Café (SIC) teve início nesta quarta-feira, 20 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Reconhecida como um dos maiores eventos do setor cafeeiro, a feira destaca o papel do Brasil como líder global na produção de café e reúne produtores, especialistas e grandes marcas para discutir inovações, desafios e tendências.
“A SIC é um evento único no mundo, porque consegue reunir, em um mesmo espaço, toda a cadeia cafeeira, incluindo produtores, compradores, cooperativas, indústria, torrefadores, baristas e especialistas em café do Brasil e do mundo. O grande diferencial da SIC é poderrepresentar o potencial brasileiro, que alia produção e mercado consumidor fortes, em um ambiente fértil para a troca de conhecimentos, inovação e estabelecimento de parcerias estratégicas”, comenta Caio Alonso, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.
Um panorama da abertura oficial
A cerimônia de abertura da Semana Internacional do Café contou com a presença de autoridades como o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes. Eles enfatizaram a importância do café nas exportações brasileiras, que somam quase US$ 6 bilhões ao ano. Fernandes destacou a relevância do Certifica Minas Café e do SeloVerde MG, que reforçam o compromisso do estado com a sustentabilidade e a qualidade na produção.
Já o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, reforçou o impacto da SIC no fortalecimento da cadeia produtiva, enquanto o Sebrae Minas, representado por Marcelo de Souza e Silva, enfatizou os esforços contínuos para oferecer assistência técnica e gerencial aos cafeicultores.

Temas e destaques da programação da Semana Internacional do Café
O tema central do evento em 2024 é “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”. A agenda inclui palestras, competições e debates que exploram sustentabilidade, inovação e inclusão.
- Palestras e debates
- No Auditório Conexão, especialistas discutiram tendências de mercado e impacto climático, com nomes como Haroldo Bonfá (Pharos Consultoria) e representantes da Nestlé Brasil.
- Na Sala Conferência, o painel sobre robustas amazônicos destacou o potencial sustentável dessa variedade, com participação de Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, e outros nomes do setor.
- Inovação e tecnologia
- Na Arena de Inovação, projetos como o SuperApp Cafeicultor Conectado, de Carl Amorim, e o CertifiCafé, de Mauro Junior, apresentaram soluções práticas para aumentar eficiência e reduzir custos.
- Diversidade e inclusão
- A Cafeteria Modelo foi palco de discussões sobre equidade e representatividade no setor, incluindo o painel “Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP)”, liderado por Dandara Renault (Maloca Kofi Lab) e outros especialistas.
Experiências e competições
Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar os melhores cafés do Brasil no Cupping Rodada “A” e “E” do prêmio Coffee of the Year, além de acompanhar o Campeonato Brasileiro de Barista e o Torrefação do Ano. A feira também promoveu a votação dos cafés finalistas, consolidando seu papel na valorização da qualidade e da diversidade.
O impacto da SIC na cafeicultura brasileira
Desde sua criação, em 2013, a SIC não apenas promove o café brasileiro, mas também impulsiona negócios e colaborações globais. Caio Alonso, da Espresso&CO, destacou que o evento é único ao reunir toda a cadeia produtiva em um só local. Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, reforça sua posição como referência global em qualidade e inovação.
Informações práticas para a Semana Internacional do Café
A SIC ocorre até o dia 22 de novembro e é aberta gratuitamente para produtores rurais, empresas do setor e visitantes internacionais. Pessoas físicas podem adquirir ingressos a R$ 70,00, válidos para os três dias.
Para mais detalhes, acesse o site oficial da SIC.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.