Taxa de prenhez somente com um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) cresceu entre 2023 e 2024, atingindo 51,6% no Brasil; O GERAR Corte apresentou novos dados para ampliar a eficiência
A taxa de prenhez com somente um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) apresentou crescimento de 1,3 ponto percentual no Brasil, entre 2023 e 2024, atingindo 51,6%. Esse é um dos dados apresentados pelo 18º Relatório do Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho de Corte (GERAR Corte).
Os dados foram divulgados durante os encontros do grupo, ocorridos entre os meses de agosto e setembro, em Uruguaiana (RS), Ponta Porã (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Goiânia (GO), Ilhéus (BA) e Carolina (MA). O evento mobilizou 280 técnicos do Gerar e teve a presença de pecuaristas, veterinários e demais interessados em reprodução bovina.
O relatório, com 82 páginas, apresenta dados de 1.317.185 protocolos realizados em 1.838 propriedades. Os índices da transferência de embrião em tempo fixo (TETF) tiveram alta, passando de 44, 5% para 47,6%.
Destaca-se o desempenho da prenhez com protocolo de IATF em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, que foi de 53,9%. Já as fazendas com resultados acima da média, com índice de prenhez na primeira IATF igual ou superior a 60%, aumentaram sua proporção e subiram de 8 para 10% na comparação com o ano anterior. Propriedades com taxas entre 50 e 59%, representaram 57% do total, no ano passado, a porcentagem foi de 51%.
A IATF é a técnica utilizada na maioria dos rebanhos tecrificados e de alta produção no país, por isso o trabalho do GERAR é fundamental para gerar parâmetros que ajudam a aprimorar a técnica e obter os melhores resultados”, pontuou o médico-veterinário e professor José Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha), idealizador do grupo.
“A importância da tecnologia IATF para a pecuária e a relevância da pecuária para o Brasil, motiva as reuniões anuais do GERAR. Investirmos nas análises de dados com o objetivo de oferecer subsídios para evoluir nos índices reprodutivos e serviços prestados nas fazendas, melhorando a rentabilidade no segmento da cria”, destaca o médico-veterinário e Gerente de Produto da Zoetis, Rafael Moreira.
Fomentado e patrocinado pela Zoetis, o GERAR Corte, idealizado e dirigido pelo Prof. Jose Luiz Moraes Vasconcelos, da UNESP (Botucatu, SP) é um grupo qualificado com 450 técnicos especializados em reprodução bovina, que atua nas principais regiões pecuárias do Brasil, com mais de 13 milhões de dados ao longo de 18 anos.
O relatório com dados nacionais sobre IATF e análises, em diferentes categorias e condições, está disponível em www.zoetis.com.br/gerar.
Fonte: Ascom Zoetis
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fiscalização do Mapa fecha fábrica clandestina de fertilizantes em São Roque (SP)
Empresa atuava sem registro junto ao Ministério, podendo causar prejuízo aos agricultores; 52,5 toneladas foram apreendidas.
Continue Reading Fiscalização do Mapa fecha fábrica clandestina de fertilizantes em São Roque (SP)
Faesp analisa desempenho do crédito rural nos três primeiros meses do Plano Safra 2024/2025
No Brasil, o desembolso de crédito rural foi de R$ 112,8 bi, queda de 31,1% no valor contratado na comparação com o mesmo período da safra anterior.
Parlamentares e setor agropecuário sulamericano se unem contra a lei antidesmatamento
“Colocam como barreira ecológica, mas é econômica”, diz senador argentino; presidente do Instituto Pensar Agro afirma que UE precisa de mais “humildade”.
Grupo Semex anuncia Fernando Rosa de Paula como novo supervisor Técnico Comercial na Região Nordeste
A intenção é consolidar ainda mais a liderança do grupo dentro do melhoramento genético, expandindo novos mercados.
Brangus tem 63 animais inscritos para a EXPOCHAPECÓ
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Cacaio Osório, a quantidade de exemplares inscritos é reflexo do trabalho de seleção.
Continue Reading Brangus tem 63 animais inscritos para a EXPOCHAPECÓ
Semana deve ser de tempo instável em boa parte do país; veja previsão
Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Rio Grande do Sul devem ser as regiões mais atingidas. Com o aumento da umidade, temperatura deve voltar a ficar mais próxima da média.
Continue Reading Semana deve ser de tempo instável em boa parte do país; veja previsão