Técnica pode aumentar rendimento em até 40%

Técnica pode aumentar rendimento em até 40%

PARTILHAR
arroz
Foto: Bernardo Mendes dos Santos

Transgênia que otimiza fotossíntese pode aumentar rendimento em até 40%. Pesquisa publicada na Science traz modificação da via metabólica de plantas para produzir mais.

Um estudo publicado recentemente na revista Science apresenta uma maneira de superar as restrições naturais da fotossíntese que limitam a produtividade das culturas.

Com o auxílio da transgenia, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, contornaram o problema de perdas com a fotossíntese, construindo uma via metabólica em plantas de tabaco que recupera de forma mais eficiente os resíduos produzidos durante o processo, fazendo com que a planta gaste menos energia.

Com isso, os ensaios de campo demonstraram que plantas de tabaco transgênico foram 40% mais produtivas que as do tipo selvagem. Os pesquisadores acreditam que o método poderia ser usado para aumentar os rendimentos de plantas cultivadas com importância agrícola em todo o mundo, como arroz e trigo.

A planta do tabaco foi escolhida para o estudo por serem mais fáceis e rápidas de modificar, além de ter um comportamento em campo semelhante ao de muitos culturas alimentares. Na próxima etapa do estudo, os pesquisadores pretendem aplicar a descoberta em plantas de soja, batata, tomate e arroz visando obter maior rendimento.

Fonte: Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com