A agtech Instabov foi criada para cumprir um importante papel no aumento da produtividade da pecuária brasileira. A tecnologia faz o monitoramento e a geolocalização do rebanho
A pecuária brasileira tem o desafio de acelerar a produção de carne e leite por hectare, sem aumentar a área ocupada pelo gado e com respeito ao meio ambiente. “A FAO, órgão da Organização das Nações Unidas para a alimentação global, diz que a oferta de alimentos de origem animal precisa dobrar até 2050 e que a eficiência em produtividade será responsável por 70% desse crescimento.
Esse avanço acontece em genética, nutrição e sanidade, mas também em manejo. É a pecuária de precisão a serviço do aumento da produção”, ressalta Vanessa Amorim, analista de mercado agro da Belgo Arames. “A boa notícia é que temos tecnologias disponíveis para contribuir com essa evolução”, complementa Vanessa.
A agtech Instabov foi criada para cumprir um importante papel no aumento da produtividade da pecuária. A tecnologia faz o monitoramento e a geolocalização do rebanho.
“Instabov monitora os animais em tempo integral. Com isso, os pecuaristas podem tomar decisões mais rápidas e assertivas com os dados coletados que identificam, rastreiam e medem os indicadores produtivos, comportamentais e fisiológicos do rebanho, incluindo número de passos, zona de calor, atividade e movimentação dos animais”, informa Vanessa Amorim.
Instabov é composto por dois acessórios: uma coleira, instalada nos animais, que emite os dados coletados, e uma antena, que capta o sinal num raio de 10 quilômetros. Os dados são computados a cada dez minutos. Os colares funcionam à base de bateria com durabilidade de cinco anos.
Essa tecnologia já contribui para o monitoramento do comportamento de bovinos em propriedades rurais de todas as regiões do Brasil e, até final de 2026, de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação e fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Possui nove unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Ano foi positivo para o setor, mas agroindústria reclama das deficiências infraestruturais, alta carga tributária e excesso de regulamentação. Continue Reading Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira Garanta o desenvolvimento muscular de potros no pós-desmame. Saiba como a nutrição correta evita prejuízos e forma cavalos fortes e resistentes. Continue Reading Nutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento muscular de potros A avaliação é do relatório do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Continue Reading FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em termos globais Movimentação passou de R$ 675 milhões em 2019 para R$ 4,5 bilhões em 2024; empresas como a Ascenza acompanham mercado e incluem produtos de origem natural no portfólio. Até novembro, o Brasil exportou 35,56 milhões de toneladas de milho, com acumulado projetado de 41,91 milhões de toneladas até o fim de dezembro. Continue Reading Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro Crise no ciclo pecuário americano, custos elevados e oferta restrita de gado levam ao fechamento de grandes plantas industriais; ao mesmo tempo, produtores dos EUA intensificam críticas à carne bovina brasileira, apontando falhas na rotulagem e na inspeção do produto importado Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira
Nutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento muscular de potros
FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em termos globais
Faturamento de bioinsumos no Brasil aumenta cinco vezes em cinco anos e deve manter crescimento em alta
Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro
Frigoríficos gigantes fecham nos EUA enquanto pecuaristas criticam a carne bovina brasileira





