
Como o próprio nome diz, a terminação intensiva a pasto intensifica a terminação do animal, ou seja, fornece quase toda a dieta que ele precisa no cocho, sendo o pasto usado apenas como uma fonte de volumoso.
Rendimento de ganho alto, manejo fácil, prático e adaptável a qualquer tipo de propriedade são algumas das vantagens da terminação intensiva a pasto (TIP), estratégia indicada para ser adotada por produtores no período das chuvas. Como o próprio nome diz, a TIP intensifica a terminação do animal, ou seja, fornece quase toda a dieta que ele precisa no cocho, sendo o pasto usado apenas como uma fonte de volumoso.
“Com a chegada das chuvas temos um pasto de ótima qualidade, então a TIP é uma excelente estratégia para potencializar o ganho do rebanho. Nesse período, é possível fornecer pelo menos 1,5% do peso vivo do animal em ração e concentrar o gado numa determinada área da fazenda, de seis até dez animais por hectare”, explica o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson.
A TIP surge como uma alternativa estratégica para o pecuarista, oferecendo previsibilidade de abate e permitindo a elaboração de programas nutricionais específicos para o período das águas. Essa abordagem possibilita abater lotes de cabeceira, meio e fundo com maior uniformidade, além de viabilizar a extensão do prazo de abate sem a necessidade de investimentos em estruturas de confinamento.
No sistema de terminação intensiva a pasto, os animais consomem no pasto a mesma quantidade de ração que seria ofertada em confinamento, com o próprio pasto desempenhando o papel de fonte de volumoso. A facilidade de manejo, o baixo índice de refugo de cocho e o menor custo operacional garantem maior bem-estar animal e alta eficiência produtiva.
“Na TIP, o produtor aproveita as pastagens já disponíveis na fazenda e foca os investimentos em ração e estrutura de cochos, que são decisivos para o ganho de peso dos animais. A cada quilo que o animal ganha de peso vivo, aproximadamente 75% são em carcaça. Então, é um tratamento viável e vantajoso para a fazenda”, reforça Marson.
Estratégia de nutrição potencializa resultados
Buscando auxiliar o pecuarista que busca bons resultados no rebanho com a adoção da TIP na propriedade, Marson acrescenta que adotar estratégias simples, mas planejadas para a nutrição dos animais potencializa os resultados. “O cocho precisa ter entre 50 e 70 cm por cabeça, além de uma quantidade mínima de capacidade por metro quadrado. É muito importante que caibam pelo menos 20 quilos de ração para cada metro, porque na terminação intensiva a pasto, o seu consumo é elevado”.

Marson também fala que o fornecimento de ração pode ser em um ou dois tratos por dia e orienta o produtor a deixar a fonte de água a pelo menos 100 metros do cocho. “É importante deixar ao menos este espaço, para que o animal não saia com a boca suja do cocho e suje também o bebedouro. Com essa distância, a sujeira da boca do animal vai caindo durante o trajeto e o bebedouro fica mais limpo.”
Outra indicação é usar o Nuclemix Connan Termina-Fácil, que pode ser diluído com 80% de milho moído, mas não muito fino. “O tratamento dos animais com a solução da Connan permite a deposição de gordura de acabamento e aumento do ganho em carcaça, sem a necessidade de fechar os animais em confinamento, oferecendo economia com uma tecnologia acessível aos pecuaristas”, finaliza Marson.
Sobre a Connan
Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).
Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
O tema foi debatido em audiência pública realizada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.
Continue Reading CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
Conab vê alta na exportação de soja do Brasil em 25/26 com impulso da China e redução dos EUA
A exportação de milho do Brasil em 2025/26 foi estimada em 46,5 milhões de toneladas, ante 40 milhões no ciclo anterior.
IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
O número de matrizes de suínos ficou em 5,0 milhões, elevação de 0,6% em relação ao ano anterior, maior registro já feito para esse efetivo.
Continue Reading IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
O Sudeste teve expansão de 5,2% no número de aves, para 376,5 milhões, uma participação de 23,8% no total nacional.
Continue Reading País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
O efetivo de cabeças de gado se mantém acima do número de habitantes no País. Em 2024, a população brasileira somava 212,6 milhões de pessoas
Continue Reading Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA
O entendimento prevê uma cota de 1 mil toneladas de carne de frango por ano, com tarifa zero, a ser redistribuída entre os países do Mercosul.
Continue Reading Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA