
Como o próprio nome diz, a terminação intensiva a pasto intensifica a terminação do animal, ou seja, fornece quase toda a dieta que ele precisa no cocho, sendo o pasto usado apenas como uma fonte de volumoso.
Rendimento de ganho alto, manejo fácil, prático e adaptável a qualquer tipo de propriedade são algumas das vantagens da terminação intensiva a pasto (TIP), estratégia indicada para ser adotada por produtores no período das chuvas. Como o próprio nome diz, a TIP intensifica a terminação do animal, ou seja, fornece quase toda a dieta que ele precisa no cocho, sendo o pasto usado apenas como uma fonte de volumoso.
“Com a chegada das chuvas temos um pasto de ótima qualidade, então a TIP é uma excelente estratégia para potencializar o ganho do rebanho. Nesse período, é possível fornecer pelo menos 1,5% do peso vivo do animal em ração e concentrar o gado numa determinada área da fazenda, de seis até dez animais por hectare”, explica o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson.
A TIP surge como uma alternativa estratégica para o pecuarista, oferecendo previsibilidade de abate e permitindo a elaboração de programas nutricionais específicos para o período das águas. Essa abordagem possibilita abater lotes de cabeceira, meio e fundo com maior uniformidade, além de viabilizar a extensão do prazo de abate sem a necessidade de investimentos em estruturas de confinamento.
No sistema de terminação intensiva a pasto, os animais consomem no pasto a mesma quantidade de ração que seria ofertada em confinamento, com o próprio pasto desempenhando o papel de fonte de volumoso. A facilidade de manejo, o baixo índice de refugo de cocho e o menor custo operacional garantem maior bem-estar animal e alta eficiência produtiva.
“Na TIP, o produtor aproveita as pastagens já disponíveis na fazenda e foca os investimentos em ração e estrutura de cochos, que são decisivos para o ganho de peso dos animais. A cada quilo que o animal ganha de peso vivo, aproximadamente 75% são em carcaça. Então, é um tratamento viável e vantajoso para a fazenda”, reforça Marson.
Estratégia de nutrição potencializa resultados
Buscando auxiliar o pecuarista que busca bons resultados no rebanho com a adoção da TIP na propriedade, Marson acrescenta que adotar estratégias simples, mas planejadas para a nutrição dos animais potencializa os resultados. “O cocho precisa ter entre 50 e 70 cm por cabeça, além de uma quantidade mínima de capacidade por metro quadrado. É muito importante que caibam pelo menos 20 quilos de ração para cada metro, porque na terminação intensiva a pasto, o seu consumo é elevado”.

Marson também fala que o fornecimento de ração pode ser em um ou dois tratos por dia e orienta o produtor a deixar a fonte de água a pelo menos 100 metros do cocho. “É importante deixar ao menos este espaço, para que o animal não saia com a boca suja do cocho e suje também o bebedouro. Com essa distância, a sujeira da boca do animal vai caindo durante o trajeto e o bebedouro fica mais limpo.”
Outra indicação é usar o Nuclemix Connan Termina-Fácil, que pode ser diluído com 80% de milho moído, mas não muito fino. “O tratamento dos animais com a solução da Connan permite a deposição de gordura de acabamento e aumento do ganho em carcaça, sem a necessidade de fechar os animais em confinamento, oferecendo economia com uma tecnologia acessível aos pecuaristas”, finaliza Marson.
Sobre a Connan
Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).
Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Hoje, o Brasil é uma referência global em ILPF, com mais de 17 milhões de hectares adotando alguma modalidade de sistema integrado.
Continue Reading ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para famílias de classe média.
Continue Reading CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média