4 dicas de touros holandeses para usar no rebanho leiteiro

4 dicas de touros holandeses para usar no rebanho leiteiro

PARTILHAR

Central de genética bovina, CRV Lagoa, disponibiliza a melhor genética do Programa Delta da Holanda para os produtores brasileiros; confira os destaques

A raça holandesa está presente em grande parte dos países de pecuária desenvolvida, chegando a 226 milhões de cabeças. Pouco se sabe sobre a origem da raça holandesa, mas alguns registros datam de até 2000 a.C.. O rebanho mundial do gado está presente na maioria dos países com pecuária desenvolvida, totalizando 226 milhões de cabeças. No Brasil, a raça é responsável por impulsionar a produtividade do leite.

O mercado de genética holandesa tem conquistado cada vez mais espaço. Nos torneios leiteiros, algumas vacas chegam a produzir mais de 100 litros por dia, três vezes mais do que a média no rebanho comercial, que é de 30 litros.

O equilíbrio entre saúde e eficiência é o que torna o programa de melhoramento genético da CRV único no mercado. E por ter uma origem em cooperativa e ter como missão produzir o melhor para os produtores é que a CRV tem disponibilizado os melhores touros do programa Delta para o mercado brasileiro.

Essa estratégia visa acelerar o progresso genético dos rebanhos, trazendo mais produção, saúde e eficiência para o rebanho nacional. Exemplo disso são touros como Nippon P, Jacuzzi, Nominator, Eloy e Ranger.

crv lagoa - touro holandês ranger
Foto: CRV Lagoa

Double W Ranger

Double W Ranger tem sido o touro provado da CRV mais utilizado nos últimos anos na Holanda. Com 500 filhas na produção de leite na Holanda e Bélgica, excede em muito seus valores genômicos de abril de 2020. O reprodutor mostra um aumento significativo na longevidade (agora: +549 dias) em combinação com um aumento na produção de leite (agora: +611 kg). Além disso, ele consegue manter seu alto teor de sólidos (+ 0,40% de gordura, + 0,16% de proteína). Ranger é um touro versátil, com uma pontuação alta para conformação total (112) e já vem sendo muito usado no Brasil, tendo se destacado em Fertilidade.

crv lagoa - touro holandês nippon
Foto: CRV Lagoa

Delta Nippon P

O touro genômico Delta Nippon P é visto como o herdeiro do Ranger. Trata-se de um touro mocho, com perfil moderno e pedigree aberto (Hotspot x Bernell). Como resultado, ele é altamente versátil e altamente indicado para filhas do Ranger. A fenomenal fertilidade de filhas (109) é uma característica marcante, pois crescerão e se tornarão vacas de estatura mediana (101) e com bons pés e pernas (103) e úberes fantásticos (114) Nipon P transmite muito leite (+943 kg), com alto teor de gordura e muito alto percentual de proteína (+ 0,28%).

crv lagoa - touro holandês eloy
Foto: CRV Lagoa

Delta Eloy RF

O filho de Jacuzzi em uma Fêmea Finder Delta Eloy RF se destaca por seus impressionantes números de produção e melhoria de todas as características importantes de saúde. Muito completo, Eloy é irmão do touro número um da genômica na Holanda e da família de vacas Esmonique, em que é muito difícil para se encontrar uma característica fraca. Seus valores genéticos para sanidade de úbere (106) são particularmente impressionantes. Com uma conformação total de 110, lindos úberes (108) e excelentes pés e pernas (108), Eloy também faz um bom trabalho em cruzamento, por ser capa preta. O reprodutor é um dos reforços de peso da bateria da CRV Lagoa.

crv lagoa -   touro holandês nominator
Foto: CRV Lagoa

Delta Nominator

A combinação Jacuzzi x Finder também está em alta no Vermelho e Branco com Delta Nominator, o touro genômico número 1 do HVB. O reprodutor vem da mesma família provada de vacas do Nippon P e combina uma produção impressionante (+1.626 kg), com um teor de gordura positivo (+ 0,28%) e teor de proteína (+ 0,06%). Nominator também pontuou excepcionalmente bem em todas as características de saúde (CRV Saúde 6%). O filho de Jacuzzi oferece vacas eficientes (16% de eficiência CRV), persistentes (115) e sem problemas, com úberes fantásticos (110) e contagens de células somáticas baixas (110). Nominator é mais uma contratação de peso da CRV.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.