Touro conquista tríplice coroa do melhoramento genético no Brasil

Touro da nova geração do Nelore Mocho CV lidera em três avaliações nos principais programas de melhoramento genético de bovinos de corte do país

A avaliação genética do gado de corte no Brasil é o ponto de partida para o processo de seleção e fornece ao criador a principal ferramenta para conhecer geneticamente o rebanho: as estimativas de DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), que auxiliam o criador na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade.

Em um feito surpreendente para a raça Nelore Mocho, o touro ITALIANO DE CV, com menos de dois anos de idade, conquistou a liderança absoluta nos três principais programas de melhoramento genético do Brasil.

Contratado recentemente pela Alta Genetics, o reprodutor, que é filho de Diplomata da Agronova em vaca Bug de CV, se destacou com índices superiores nas últimas avaliações genéticas, com MGTe de 33.16, sendo top 0,1% na ANCP; iABCZ 38,38 no PMGZ e IQGrb 48,3943 no Geneplus.

O touro tem em seu pedigree o sangue de grandes raçadores como REM Espião, REM Armador, Campeão da Mundo Novo, Quark da Colonial, Backup, Jaguarari de CV e Napoleão da SM. Animal com ótima morfologia, animal muito profundo, biotipo bem precoce, bem pigmentado, com aparelho reprodutor corrigido e o caráter mocho bem evidente

ITALIANO DE CV foi o macho mais precoce da safra 2022 do criatório CV Nelore Mocho, produzindo sêmen de qualidade com apenas 13 meses de idade, o que já indicava seu alto potencial genético e de precocidade.

Para o titular da marca CV, Carlos Viacava, a conquista consolida o jovem reprodutor como padrão de excelência para o Nelore mocho, unificando sua liderança em todas as principais avaliações genéticas do Brasil. “Sua avaliação, com genômica, garante aos criadores a melhor opção para o melhoramento de seus rebanhos”, ressalta.

gado nelore mocho cv - touros
Foto: Divulgação

Quais os principais programas de melhoramento genético do Brasil?

Há vários programas de melhoramento genético de bovinos de corte no Brasil, mas os três principais, especialmente pela quantidade de criadores e animais avaliados são:

  • PMGRN/ANCP da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores;
  • PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ; e
  • Geneplus da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Importância dos programas de melhoramento

Uma das maiores contribuições da Ciência para revolucionar a pecuária bovina brasileira foi a melhoria da genética do rebanho. A introdução do gado zebu no Brasil Central, por exemplo, foi essencial para a expansão nesta região e se tornou a base do rebanho brasileiro, onde outros avanços hoje ocorrem, com técnicas de fecundação in vitro, produção de embriões, clonagem etc.

A evolução genética das raças criadas no Brasil utiliza técnicas adotadas e provadas no mundo todo, pela atuação de produtores rurais e profissionais técnicos especializados e qualificados. A pesquisa aperfeiçoa as melhores características genéticas por meio do cruzamento entre as diversas raças existentes, conseguindo ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade.

De importador de bovinos passamos para exportador de genética superior.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM