Touros leiteiros da Semex Brasil são destaque na classificação da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa

Ao longo de 2017 a Semex Brasil fortaleceu sua parceria com a APCBRH por meio de descontos aos associados paranaenses na realização da classificação de animais de primeiro parto da cada propriedade. Foram realizadas ao total 9.939 avaliações morfológicas de animais de primeiro parto em todo Estado.

Temos que ressaltar ainda que essa avaliação consiste na mensuração das características morfológicas comparadas com as vacas “true-type”, avaliando características morfológicas externas do animal.

A finalidade é na seleção de animais que apresentem características fenotípicas que possam potencializar a produção, a reprodução e a vida útil do animal no seu rebanho. Além de auxiliar nos acasalamentos e validar os trabalhos feito pelo criador ou programa genético – por ele escolhido – e demonstrando seus resultados.

São avaliadas 27 características relacionadas com: sistema mamário, pernas e pés, força leiteira e garupa.

E a Semex, como parceira dos criadores e buscando sempre a genética balanceada para produtividade e conformação, teve resultados de destaque como podemos ver abaixo:

touro-holandes-Doorman
Foto: Semex Brasil

O touro com maior numero de filhas classificadas foi o grande Doorman. Destaque com o maior número de filhas classificadas, um total de 144 animais, sendo que 75% dessas filhas apresentaram classificação final igual ou acima de 82 pontos no primeiro parto. Isso significa que 108 filhas apresentam características morfológicas de vacas longevas e produtivas.

No Top 10 em número de filhas classificadas ainda temos:

touro-holandes-jordan
Touro Holandês Jordan / Foto: Semex Brasil
touro-holandes-control
Touro Holandês Control / Foto: Semex Brasil

Control com 96 filhas classificadas e o nosso já grande e conhecido Jordan com 86 filhas classificadas no ano 2017.

Reforçando sua filosofia de entregar resultados, a Semex fez 12 touros entra os Top 30 com maior número de filhas classificadas no Paraná, sendo eles: Fix, Meridian, Manifold, Mr. Metal, Fever, Jettair, Linemam, Unix e Bookkeepper. Representando 40 % do total.

Domínio absoluto no Paraná e sempre entregando resultados

touro-holandes-Manifold
Touro Holandês Manifold / Foto: Semex Brasil

Se observarmos a média de produção das filhas classificadas com controle leiteiro oficial dos Top 10 temos nada mais nada menos que 40% dos touros. Entre eles grandes ícones da raça, como: Manifold, touro milionário da Semex, com uma média de suas filhas no primeiro parto acima de 10.400 kg em 305 dias.

touro-holandes-Meridian
Touro Holandês Meridian / Foto: Semex Brasil

Outro grande destaque é Meridian, com média de suas filhas de 10.295 kg na lactação. E ainda o outro milionário Semex, o grande Fever com suas filhas com lactações acima de 9.600 kg ao primeiro parto, se colocando em 9 lugar.

Quando o assunto é conformação funcional a Semex demonstra sua filosofia de vacas equilibradas, com características morfológicas funcionais e de produção muito superior já no primeiro parto.

Dos Top 10, a empresa apresentou domínio extraordinário, com 60% dos touros. Isto quer dizer que 6 touros entre os 10 melhores carregam genética Semex – que busca equilíbrio na melhoria das características relacionadas com morfologia, produção e longevidade. Ainda é válido destacar que na lista a Semex ainda classifica os 3 primeiros e melhores touros para a característica.

touro-holandes-Comestar-Lineman
Touro Holandês Lineman / Foto: Semex Brasil

O touro de maior destaque do Top 10 foi Lineman com 80,4% de suas filhas apresentando classificação linear igual ou acima de 82 pontos, morfologia extrema para características funcionais. Mesmo sem filhas com lactação encerrada até o momento, já foi possível comprovar nas primeiras avaliações os altos índices de sólidos, gordura, proteína e excelentes produções.

touro-holandes-Lesperron-Unix
Touro Holandês Unix / Foto: Semex Brasil

No segundo lugar temos Unix com 79,5 % de suas filhas com escore lineares fantásticos. Suas filhas, ainda muito jovens, também não têm lactações encerradas ainda.

touro-holandes-Doorman
Touro Holandês Doorman / Foto: Semex Brasil

No terceiro posto temos em destaque novamente o inigualável Doorman com média de produção de 9.066 kg de suas filhas com 75% delas classificadas igual ou acima de 82 pontos.

Temos ainda que destacar que somente um touro se coloca no top 10 em conformação, produção e número de filhas avaliadas. E adivinhem? Genética Semex.

touro-holandes-Control
Touro Holandês Control / Foto: Semex Brasil

Suas 96 filhas avaliadas apresentaram produção ao primeiro parto de 9.723kg, sendo que 70,8% delas com escores igual ou superiores a 82 pontos ou mais. Touro da bateria Semex, Control foi muito utilizado como gnômico e já provou seus inúmeros resultados.

Com todos esses dados queremos agradecer a confiança e parceria de todos criadores paranaenses que utilizaram, utilizam e utilizarão a genética balanceada Semex entre produção, conformação, longevidade e lucratividade. Confiamos que com dados e avaliações da APCBRH só podemos acreditar que estamos no caminho certo juntos a nossos clientes e amigos.

Por Hilton Ribeiro / Semex

-- conteúdo relacionado --
Sergipe sedia curso técnico sobre a raça Girolando... Os pecuaristas, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias do Estado de Sergipe terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sob...
Tendência no leite: Investimento em jovens reprodu... ABS Pecplan investe pesado na contratação de touros bem jovens, garantindo uma maior velocidade no ganho genético A bateria está renovada e, literalm...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com