Touros leiteiros Monterey e Silver são líderes no Brasil

Touros leiteiros Monterey e Silver são líderes no Brasil

Touro Holandês Silver
Touro Silver / Foto: ABS Pecplan

As associações de criadores de gado holandês de Minas Gerais e do Paraná divulgaram o ranking de touros com o maior número de filhas registradas em 2016.

E a liderança das duas listas está com a dupla de touros ABS: Monterey e Silver, mostrando a consistência genética da bateria que conquista os criadores das principais regiões leiteiras do país.

No ranking do Paraná, o líder foi Silver com 496 registros. “Foi um trabalho direcionado para conquistar a liderança. Afinal, promovemos o touro na região por suas características importantes, como fertilidade impressionante. Depois do seu lançamento, Silver se tornou o genômico número 1 da raça, ajudando ainda mais nas suas vendas. E será provado em breve, o que deve manter o seu sucesso”, comenta Ademilson Machado, representante ABS em Castro (PR).

Touro Holandês Monterey
Monterey / Foto: ABS Pecplan

Ainda de acordo com o representante, essa liderança de Silver deve se manter pelos próximos anos, já que ainda são esperados nascimentos de várias filhas do touro e a procura pela genética continua em alta. “É um reprodutor que entrou no Catálogo do Programa de Melhoramento das Cooperativas, o que estimula o interesse dos produtores da região”, afirma, contando que, pelo Programa, há um subsídio parcial do valor da dose de sêmen dos reprodutores selecionados pelas próprias Cooperativas – Castrolanda, Frisia e Capal, que estão entre as maiores indústrias leiteiras do país. “É uma oportunidade que o pecuarista tem de usar uma genética extraordinária a um preço muito acessível”, completa.

Monterey, o vice-líder no ranking de registros da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) com 463 filhos registrados em 2016, também integra o programa de melhoramento, que está na sua terceira edição em 2017. “É um dos únicos touros que tem Tipo e Composto de Úbere acima de +3. E o pedigree favorece os acasalamentos”, ressalta. Vale destacar que o estado é o segundo maior produtor de leite do Brasil com 4,660 bilhões de litros registrados em 2015.

Em Minas Gerais, a maior bacia leiteira do país com produção anual de 9,145 bilhões de litros (IBGE 2015), a dupla de touros da ABS também faz sucesso. Segundo a lista divulgada pela Associação de Criadores de Gado Holandês do estado, os reprodutores com mais filhas registradas em 2016 foram Monterey e Silver (nesta ordem).

Fonte Asbia

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.