
Trabalhadores portuários de todo o Brasil entraram em greve por 12 horas nesta terça-feira (22). Entre as principais queixas, estão a extinção do adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades como o serviço de guarda portuária.
Trabalhadores portuários de todo o Brasil entraram em greve por 12 horas nesta terça-feira (22). O objetivo da paralisação é apontar os problemas que poderão resultar das alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013). Entre as principais queixas, estão a extinção do adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades como o serviço de guarda portuária.
“A greve está sendo feita contra um relatório e um anteprojeto de lei que retira direitos de todos os trabalhadores portuários do Brasil, reduz o mercado de trabalho, extingue categorias de trabalhadores portuários reconhecidos por lei, restringe a participação dos nossos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, e acaba com o direito à exclusividade dos trabalhadores reconhecidos por lei para contratação com vínculo empregatício, entre outros”, disse o presidente do Fenccovib, Mário Teixeira.
Segundo ele, uma comissão de juristas está elaborando, na Câmara dos Deputados, um relatório com uma proposta de projeto de lei para o setor. Teixeira critica a composição da comissão.
O presidente do Fenccovib disse que a categoria não concorda com a revogação da lei portuária atual, que envolveu todos os 151 sindicatos portuários brasileiros na mobilização, contando, ainda, com o apoio de entidades internacionais de trabalhadores.
A ação é coordenada pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib), que juntas representam mais de 50 mil funcionários que atuam nos principais portos do país.
Com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Raça mineira une tradição, força econômica e projeção internacional; Conversamos com Marcelo Tostes, que é advogado, criador e candidato à presidência da ABCCMM, sobre o reconhecimento e importância cultural do Mangalarga Marchador Continue Reading Cavalo Mangalarga Marchador movimenta R$ 9 bilhões por ano e conquista o mundo Investir em manutenção de colheitadeiras não é gasto: é estratégia para proteger a rentabilidade e a qualidade da safra Continue Reading Como manter sua colheitadeira em dia para colher mais e melhor O agricultor não deixa de pagar porque não quer; deixa de pagar porque, muitas vezes, enfrenta fatos supervenientes de caráter excepcional e imprevisível. Modelo de frigorífico móvel foi criado em um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, alia bem-estar animal, rastreabilidade e carne de qualidade superior A picape chinesa GWM Poer P30 estreia no Brasil com estratégia agressiva de preço, tecnologia de ponta e promessa de conquistar espaço até no agronegócio Continue Reading Picape chinesa chega com preço surpreendente e quer liderar o mercado Com condições exclusivas para o agro, o financiamento de veículos garante acesso a caminhonetes, caminhões e utilitários com até 100% do valor financiado, juros reduzidos a partir de 6% ao ano, prazos de até 60 meses Continue Reading Financiamento de veículos para produtor rural: entenda como funcionaCavalo Mangalarga Marchador movimenta R$ 9 bilhões por ano e conquista o mundo
Como manter sua colheitadeira em dia para colher mais e melhor
Inadimplência ou fato superveniente: o direito brasileiro permite revisar contratos rurais diante de eventos imprevisíveis que sufocam o produtor rural
Frigorífico móvel revoluciona a pecuária em um dos maiores produtores de carne do mundo; vídeo
Picape chinesa chega com preço surpreendente e quer liderar o mercado
Financiamento de veículos para produtor rural: entenda como funciona