Trabalhadores portuários de todo o Brasil entraram em greve por 12 horas nesta terça-feira (22). Entre as principais queixas, estão a extinção do adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades como o serviço de guarda portuária.
Trabalhadores portuários de todo o Brasil entraram em greve por 12 horas nesta terça-feira (22). O objetivo da paralisação é apontar os problemas que poderão resultar das alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013). Entre as principais queixas, estão a extinção do adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades como o serviço de guarda portuária.
“A greve está sendo feita contra um relatório e um anteprojeto de lei que retira direitos de todos os trabalhadores portuários do Brasil, reduz o mercado de trabalho, extingue categorias de trabalhadores portuários reconhecidos por lei, restringe a participação dos nossos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, e acaba com o direito à exclusividade dos trabalhadores reconhecidos por lei para contratação com vínculo empregatício, entre outros”, disse o presidente do Fenccovib, Mário Teixeira.
Segundo ele, uma comissão de juristas está elaborando, na Câmara dos Deputados, um relatório com uma proposta de projeto de lei para o setor. Teixeira critica a composição da comissão.
O presidente do Fenccovib disse que a categoria não concorda com a revogação da lei portuária atual, que envolveu todos os 151 sindicatos portuários brasileiros na mobilização, contando, ainda, com o apoio de entidades internacionais de trabalhadores.
A ação é coordenada pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib), que juntas representam mais de 50 mil funcionários que atuam nos principais portos do país.
Com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Uberaba volta a abrir o calendário nacional da pecuária com julgamentos de Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens, reunindo genética de ponta, tradição e negócios no Parque Fernando Costa. Continue Reading Expoinel Minas abre o calendário nacional de exposições em Uberaba Casos recentes de contrabando biológico e pesquisas sigilosas – “agroterrorismo” – levantam suspeitas de que a IA possa ser usada para criar agentes patogênicos capazes de destruir lavouras e ameaçar a segurança alimentar global. Continue Reading A guerra invisível do agro: o avanço do agroterrorismo com IA Decisão do Planalto provoca reação no Congresso, reacende debate fundiário e amplia a insegurança jurídica para produtores em regiões estratégicas do país O veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que previa a regularização de imóveis rurais localizados em faixas de fronteira voltou a colocar a política fundiária brasileira no centro… Parece inusitado, mas estudos e experiências de produtores mostram que a musicoterapia pode ser uma aliada surpreendente para a produtividade e o bem-estar do rebanho, impactando na produção de leite Continue Reading Quer aumentar a produção de leite? Descubra como a música clássica pode ajudar Transformar uma pecuária tradicional em uma máquina de produzir arrobas pode parecer um sonho distante, mas com um método claro, é uma meta alcançável. Baseado em um projeto real, detalhamos os passos essenciais para intensificar sua produção e buscar a marca de 10 cabeças por hectare Continue Reading O passo a passo para sair do zero e bater 10 cabeças por hectare Mais do que desempenho produtivo, a nutrição correta garante equilíbrio metabólico e segurança para a égua em todas as fases da reprodução. Continue Reading Da dieta à fertilidade: por que a nutrição decide o futuro reprodutivo das éguasExpoinel Minas abre o calendário nacional de exposições em Uberaba
A guerra invisível do agro: o avanço do agroterrorismo com IA
“Retrocesso histórico”: veto de Lula ameaça produtores em áreas estratégicas do país
Quer aumentar a produção de leite? Descubra como a música clássica pode ajudar
O passo a passo para sair do zero e bater 10 cabeças por hectare
Da dieta à fertilidade: por que a nutrição decide o futuro reprodutivo das éguas





