‘Trator que faz tudo’ agora terá ‘super’ distribuidor de fertilizantes

Empresa do “trator que faz tudo” anuncia parceria com empresa especializada em pulverização agrícola; capacidade do distribuidor de fertilizantes é quase 3 vezes maior que padrão

Vocês já ouviram falar do “Trator que faz tudo” por aqui, a máquina produzida pela NEXAT, lançada em 2022, e que inclusive já foi testada em solo brasileiro anunciou uma novidade. A empresa acaba de anunciar uma parceria com o grupo alemão Amazonen-Werke Se & Co. KG, especialista em distribuidores, pulverizadores de proteção de culturas, cultivo de solo, semeadores e equipamentos de tratamento de solo. “NEXAT e AMAZONE unem forças para uma fertilização superior” – publicou em suas redes sociais.

Segundo a NEXAT o grupo forneceu sua unidade de distribuidores TS de dois funis, que combinamos em um único sistema. “O resultado é um distribuidor de fertilizantes de última geração com um volume incrível de até 20.000 litros! Mais uma vez estamos estabelecendo novos padrões de eficiência” – publicou eles.

Ainda segundo a empresa um dos seus diferenciais é os trilhos permanentes – parecidos com os trilhos das torres de pivôs – garantem que o campo esteja sempre acessível. Onde outros falham e expõem o solo a compactações desnecessárias, o sistema Wide-Span CTF (Controlled Traffic Farming) da NEXAT estabelece o padrão para a trafegabilidade e a saúde do solo a longo prazo.

“Transformamos essa ideia em realidade em apenas seis meses. Ainda está em fase de protótipo, mas já está passando por testes rigorosos e promete um enorme potencial para agricultores de todo o mundo.” – finalizou a empresa em suas redes sociais.

Foto: Divulgação

O desenvolvimento de uma produção agrícola globalmente inovadora e holística com sistema baseado em um veículo transportador intercambiável de grande alcance acionado eletricamente, essa é a máquina NEXAT, lançada no ano de 2022 e que já opera em solo brasileiro. Isto mesmo, o “trator com sistema tudo-em-um” cuida de todas as etapas do trabalho, desde o cultivo do solo até a semeadura, proteção de cultivos e colheita.

A Nexat surge como um conceito inovador de máquina agrícola, fruto do trabalho conjunto e da visão empreendedora da família Kalverkamp. Com apenas 15 unidades em operação espalhadas por cinco países, incluindo o Brasil, essa máquina-monstro chamou a atenção do mundo não apenas pelo seu porte impressionante, mas também pelo potencial transformador que representa para os agricultores.

Além do interesse despertado pelo seu tamanho imponente e abordagem inovadora, a Nexat anunciou sua intenção de iniciar a produção em larga escala – com direito a fábrica no Brasil -, após receber um investimento do EW Group, conglomerado alemão com relevância global no setor agropecuário.

O ponto-chave é seu veículo transportador, robusto e potente o suficiente para suportar múltiplos implementos, reduzindo a necessidade de diversas máquinas individuais. Com um vão-livre impressionante de 14 metros, a gigante pode acoplar implementos de até 70 metros de comprimento, oferecendo eficiência e versatilidade incomparáveis.

Concebida como autônomo, sem operador, o trator consta com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo. Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. O trator é elétrico.

No Brasil a máquina está em testes, sendo testada com um operador no volante, considerando que a máquina é autônoma. As imagens da máquina foram registradas na região de Rondonópolis, na Fazenda Imbu de Dorair André Dognani, o agricultor planta cerca de 18 mil hectares todo ano. No vídeo e possível ver que o tempo de descarga da máquina impressiona o agricultor, em menos de um minuto a máquina consegue descarregar no caminhão mais de 24 toneladas de soja.

Segundo informações a máquina foi trazida ao Brasil em uma parceria da NEXAT e Guimáquina Implementos Agrícolas que representa a Jacto na região de Rondonópolis, Mato Grosso. Confira o vídeo da operação no Brasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM