Pedro Henrique Biondo Matias, conhecido como Pedro Berranteiro, completa neste sábado uma expedição de três anos pelas Américas ao chegar à 71ª Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. O destino é o mesmo ponto onde a jornada começou, em 28 de agosto de 2023, marcando o encerramento de uma aventura que percorreu 16 países.
O engenheiro civil viajou cerca de 10 mil quilômetros montado em uma mula, acompanhado por Bastião, um border collie que esteve ao seu lado desde o início. A expedição, chamada “Berranteiro das Américas”, começou após a participação dos dois na Festa do Peão de 2023, quando partiram de caminhonete rumo ao Texas, nos Estados Unidos.
Em 7 de outubro de 2024, Pedro iniciou o retorno ao Brasil montado em uma mula. A partir daí, percorreu mais de 10 países até entrar oficialmente no território brasileiro, em 28 de janeiro de 2026, pela cidade de Assis Brasil, no Acre. Antes da etapa feita a cavalo, ele já havia percorrido cerca de 50 mil quilômetros de caminhonete com Bastião.
A cerimônia de encerramento em Barretos
A jornada terminou oficialmente em Barretos, durante uma cerimônia realizada no intervalo das competições da Festa do Peão. A cerimônia ocorreu na noite de 22 de agosto e durou cerca de 15 minutos. Pedro entrou na arena acompanhado por Bastião e por Gustavo Paloni, conhecido como o Veterinário das Américas, diante do público da 71ª Festa do Peão.
O espetáculo reuniu música, dança, muladeiros e elementos da cultura sertaneja para marcar o fim da viagem. Cerca de 100 muladeiros participaram da recepção levando bandeiras dos países visitados durante a expedição.
A rotina da jornada e seus objetivos
Ao longo da viagem, Pedro e Bastião percorrem cerca de 25 quilômetros por dia. Segundo Pedro, os animais recebem cuidados especiais e têm tempo para descansar durante a jornada. Pedro documenta toda a expedição em seu canal no YouTube e nas redes sociais, mostrando a rotina da vida no campo.
Um dos principais objetivos do engenheiro é disseminar a cultura do peão de boiadeiro pelo mundo. Em comunicado enviado à CNN, Pedro disse que toca berrante desde pequeno e sempre quis levar essa cultura para o mundo.
Pedro também quer entrar para o Guinness World Records como o primeiro a atravessar a América montado em uma mula, levando consigo toda a “traia” do peão para que as pessoas possam conhecer essa cultura.













