
A solução online proporciona vantagens como aumento na confiabilidade, agilidade, transparência e rastreabilidade dos processos de certificação das granjas.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, está promovendo um avanço significativo no processo de certificação de granjas de reprodutores suínos por meio da implementação de uma solução digital.
A utilização da assinatura gov.br está permitindo que empresas e produtores do setor de suinocultura se submetam à legislação específica de maneira mais eficiente e transparente, com processos totalmente online.
Vantagens da solução digital

A adoção da assinatura gov.br traz uma série de benefícios para as empresas e produtores que precisam passar pelo processo de certificação de granjas suínas.
Dessa forma, essa solução, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), aumenta a confiabilidade, agilidade, transparência e rastreabilidade dos processos de certificação. Além disso, permite que os produtores e empresários verifiquem todas as etapas dos processos de forma acessível e online.
Projeto de pesquisa
O projeto de implementação da solução digital está vinculado a uma pesquisa desenvolvida pela UFSM, intitulada “Aplicação de técnicas de machine learning para predição de prevalência de doenças no processo de granjas de reprodutores de suínos certificados e ficha epidemiológica mensal de suínos”.
Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), o projeto busca prever doenças nas Granjas Reprodutoras de Suinos Certificados (GRSCs) por meio de algoritmos de aprendizado de máquina.
O projeto teve início em 2022 e, após a implementação da assinatura gov.br em 2023, a próxima etapa envolve treinamentos presenciais e remotos com os produtores sobre as ferramentas desenvolvidas.
Esses treinamentos são essenciais para a coleta de dados informados pelos produtores, que serão utilizados para desenvolver algoritmos de predição de doenças nas granjas suínas. A pesquisa é realizada no Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac) da UFSM.
Impacto nas granjas
A implementação da assinatura gov.br na certificação de granjas suínas demonstra o compromisso da UFSM em promover inovação e melhorias no setor agropecuário.
Além disso, a pesquisa relacionada à predição de doenças nas GRSCs tem o potencial de melhorar a saúde dos rebanhos suínos e otimizar os processos sanitários, contribuindo para a saúde econômica do setor e para a segurança alimentar.
Assim, a solução digital também fortalece a relação entre academia, setor público e empresas, promovendo uma colaboração eficaz em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.
Fonte: Ligados e Integrados
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
IA auxilia na identificação de mamona, corda-de-viola e mucuna-preta no cultivo de cana-de-açúcar
Ferramenta tem sido aliada para detectar a presença dessas e outras plantas invasores e orientar o produtor quanto ao manejo eficiente da lavoura.
Javali gigante com mais de 300 kg e cerca de 2,2 metros é abatido; veja onde
Animal foi rastreado por mais de 5 km na zona rural de João Pinheiro (MG), caçadores se assustaram com o tamanho do javali gigante; presença crescente preocupa produtores e ambientalistas
Continue Reading Javali gigante com mais de 300 kg e cerca de 2,2 metros é abatido; veja onde
Brasil se torna Centro de Competência Global da Bosch para pesquisa, desenvolvimento e manufatura de tecnologias para o agronegócio
A Bosch no Brasil assume as operações globais do grupo, no setor do agronegócio, com foco em soluções de plantio, fertilização e pulverização por meio de automação e digitalização.
‘Recuperação judicial no agro virou indústria que enriquece advogados’, diz Santander
Durante a Agrishow, o diretor da instituição financeira criticou o uso da recuperação judicial no campo, classificando-a como uma saída ilusória que pouco contribui para resolver os problemas enfrentados pelos produtores rurais
Castrolanda estuda a diversificação de cinco novas culturas
Prospectar novos negócios vai de encontro a estratégia da cooperativa de desenvolver os cooperados, partindo da premissa de ajudá-los a crescer de forma sustentável.
Continue Reading Castrolanda estuda a diversificação de cinco novas culturas
Mapa barra entrada de besouro em favo de mel trazido por passageiro da Bielorrússia em Guarulhos
Presença do Cryptophagus scanicus não havia sido registrada no Brasil; barreira sanitária do Vigiagro evita consequências imprevisíveis para abelhas.