Utilização da Cúrcuma longa L. na nutrição de frangos de corte

A cúrcuma como alternativa natural aos antibióticos para melhorar o desempenho e a saúde imunológica de frangos de corte

Com o constante desenvolvimento na cadeia avícola de corte nas últimas décadas, a utilização de alternativas sustentáveis nos sistemas produtivos vem ganhado destaque. Isso porque, os antibióticos ainda são empregados como promotores de crescimento e no tratamento clínico. Os antibióticos são usados para tratar infecções causadas por bactérias. Porém, o uso constante cria uma pressão que faz surgir bactérias resistentes. Isso preocupa os cientistas, pois representa um risco para a saúde humana e animal (MEDHI et al., 2018).

Para Ronquillo e Hernandez (2017), a alimentação animal é essencial para a indústria pecuária, mas o uso de antibióticos e promotores de crescimento sintéticos diminui a sustentabilidade das dietas e pode causar um acúmulo de resíduos nos animais (carne, leite e ovos) e no meio ambiente (poluição da água e do solo).

Segundo Triche (2020), o interesse em dietas sustentáveis estaria sendo revisto por sociedades científicas internacionais e instituições de vários governos europeus. A FAO estabeleceu o conceito de ‘Dietas Sustentáveis’ como aquelas que causam pouco impacto no meio ambiente e ajudam a garantir a segurança alimentar e uma vida saudável para as próximas gerações. As dietas sustentáveis protegem a natureza, respeitam a diversidade de culturas e os ecossistemas, precisam ser aceitas pelas pessoas, ter um preço justo, ser equilibradas do ponto de vista nutricional, seguras para a saúde e aproveitar bem os recursos naturais e humanos (FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION, 2010).

Conhecido como Cúrcuma, açafroeira, batatinha amarela, gengibre dourado, açafrão, entre outros, dependendo da regionalidade, a espécie Cúrcuma longa L. possui origem no continente asiático, sendo utilizado desde o século I antes de Cristo, possui como características folhagens verdes alongadas, com ou sem flores (SUETH-SANTIAGO et al., 2015; SANTOS, 2021).

A Cúrcuma, é uma especiaria amplamente utilizada em diversas culturas, apresenta potencial para substituir os antibióticos na criação de aves, graças às suas ações antimicrobianas, anti-inflamatórias e de modulação do sistema imunológico (LAGUA e AMPODE, 2021).

Para Aderemi e Alabi (2023), a Cúrcuma tem ganhado destaque como uma alternativa natural aos medicamentos sintéticos para a prevenção e o tratamento de infecções parasitárias de aves, além de diversos estudos investigarem o potencial da cúrcuma para melhorar os níveis de colesterol e proteger o fígado em aves.

Brainer et al. (2020) observaram o efeito positivo da adição desse aditivo no desempenho de frangos caipiras entre 1 e 35 dias de idade, que contribuiu para o aumento do peso corporal e melhora na eficiência alimentar, com efeitos observados nos níveis de 0,73% e 0,59%, respectivamente. Além disso, a inclusão de 2% de açafrão proporcionou um impacto residual mais significativo no ganho de peso das aves aos 90 dias, em comparação com aquelas alimentadas com uma dieta sem aditivos.

Com o intuito de analisar o efeito da Cúrcuma sobre a resposta imune de 300 pintos de corte comerciais Ross 308, de um dia de idade, Khodadadi et al. (2021) ponderaram que a resposta sérica de amiloide e anticorpo como marcador de inflamação e indicador de resposta de fase aguda foi reduzida pelo uso da dieta suplementada com 250 mg/kg de Cúrcuma. Para os autores, este elemento pode reduzir os efeitos negativos do estresse e da inflamação no desempenho do crescimento de frangos de corte.

Yadav et al. (2020) verificaram que a suplementação não eliminou totalmente os impactos negativos da coccidiose sobre o crescimento, mas contribuiu para fortalecer a resistência à infecção por Eimeria. Isso ocorreu por meio do aumento da atividade antioxidante, especialmente pela elevação na produção de GSH (atividade de glutationa), que ajudou a neutralizar espécies reativas de oxigênio. Além disso, a inclusão de 200 mg/kg de Cúrcumina reduziu a pontuação de lesões no ceco e diminuiu significativamente a liberação de oocistos de E. maxima, além de reduzir, em certa medida, os de E. tenella.

A utilização da Cúrcuma na alimentação de frangos de corte apresenta-se como uma alternativa promissora aos antibióticos, contribuindo para o desempenho zootécnico, fortalecimento do sistema imune e redução de processos inflamatórios. Seu potencial antioxidante e imunomodulador reforça sua aplicabilidade em sistemas sustentáveis de produção avícola.

Escrito por: Jéssica Cristina Alvarenga¹, Josilene Silva Souza², Cibele Silva Minafra³.

  • ¹Mestranda do curso de Pós-Graduação em Zootecnia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde. E-mail: jnuts75@gmail.com;
  • ²Graduanda do curso de Zootecnia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde. E-mail: josilene.silva@estudante.ifgoiano.edu.br;
  • ³Professora no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil; E-mail: cibele.minafra@ifgoiano.edu.br

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM