Imagens divulgadas por Brenda Hencker, gerente de frigorífico no Rio Grande do Sul, mostram acabamento incomum em uma vaca leiteira e reforçam a discussão sobre como agregar valor à produção de carne a partir dos rebanhos de leite
Uma vaca holandesa, com 840 quilos de peso vivo e rendimento de carcaça de 50,59%, chamou atenção pelo resultado de abate no Rio Grande do Sul. O destaque foi a expressiva cobertura de gordura relatada por Brenda Hencker, administradora de empresas, de 26 anos, gerente do Agropampa Frigorífico e consultora na área de qualidade de abate de bovinos. A unidade fica em Taquara, no Vale do Paranhana, a cerca de 75 quilômetros de Porto Alegre.
Ao divulgar as imagens em suas redes sociais, Brenda levantou uma questão que ganha espaço na pecuária: como aproveitar melhor os animais de origem leiteira na produção de carne? A pergunta aproxima o caso de uma estratégia que já movimenta fazendas, empresas de genética e confinamentos: o beef on dairy, que utiliza touros de corte em vacas leiteiras para gerar bezerros destinados ao mercado de carne.
O resultado dessa vaca oferece um gancho para discutir essa integração, embora sua composição genética não tenha sido confirmada. Brenda relata que nem o produtor soube esclarecer se havia cruzamento com outra raça. Portanto, o animal não pode ser apresentado como um exemplar comprovado de beef on dairy. O que seu abate evidencia, segundo o relato, é um acabamento incomum em uma fêmea de perfil leiteiro — e uma oportunidade de olhar com mais atenção para o valor desses animais.
Uma holandesa que chamou atenção na linha de abate
A raça Holandesa é reconhecida pela especialização na produção de leite. No caso divulgado por Brenda, porém, o volume corporal e a cobertura de gordura destoaram do aspecto que ela costuma observar em vacas leiteiras encaminhadas ao frigorífico. Segundo a consultora, tratava-se de um animal criado em confinamento, condição à qual ela associa o acabamento mais elevado.
“Não é comum. Geralmente a gente vê bastante as ancas, a gente vê a coluna dela bem marcada”, afirmou Brenda ao explicar por que o caso despertou interesse. Nas imagens e no relato apresentados por ela, a gordura ganha destaque justamente por tornar menos evidentes os pontos ósseos normalmente associados à aparência mais angular das vacas leiteiras.
Aplicando o rendimento informado ao peso vivo, chega-se a uma carcaça de aproximadamente 425 quilos, equivalente a cerca de 28,3 arrobas de 15 quilos. Esse valor é um cálculo a partir dos dados divulgados, e não uma pesagem adicional disponibilizada pelo frigorífico. Também não representa 425 quilos de carne desossada: o peso da carcaça inclui ossos e gordura.

O rendimento de 50,59% permite dimensionar o resultado, mas não explica sozinho sua qualidade comercial. A avaliação depende das condições de pesagem, do conteúdo gastrointestinal, da composição corporal e dos procedimentos de abate. Por isso, o ponto mais marcante do caso permanece o acabamento descrito por Brenda, sem transformar um resultado individual em referência para toda a raça.
Beef on dairy: a valorização começa antes do nascimento
O Beef on Dairy consiste em inseminar parte das fêmeas leiteiras com sêmen de touros de corte, buscando produzir descendentes com características mais adequadas à produção de carne. A estratégia se concentra nos acasalamentos que não precisam gerar futuras vacas de reposição. Assim, a fazenda pode continuar selecionando seu rebanho para leite e, ao mesmo tempo, produzir bezerros com maior potencial comercial para outra cadeia.
Na prática, o planejamento separa os objetivos reprodutivos. As fêmeas escolhidas para fornecer a próxima geração de matrizes leiteiras recebem genética voltada ao leite, podendo ser utilizado sêmen sexado. Outros acasalamentos são direcionados à produção de animais para corte. O número de futuras novilhas necessárias precisa orientar essa divisão, evitando que a busca por receita com bezerros comprometa a reposição do rebanho.
É essa conexão que Brenda destaca ao comentar o sistema. Em sua avaliação, existe espaço para combinar a estrutura produtiva das fazendas leiteiras com características valorizadas pela pecuária de corte, criando um destino comercial mais interessante para animais que não serão utilizados na produção de leite.
Há uma distinção fundamental nesse processo: o cruzamento modifica a genética dos descendentes, não a da vaca inseminada. Uma matriz holandesa coberta por um touro Angus, por exemplo, continua sendo a mesma vaca; o bezerro recebe a combinação genética dos pais. Esse acasalamento também não cria automaticamente uma nova raça, mas um animal cruzado.

A vaca de descarte e o bezerro cruzado são oportunidades diferentes
A reflexão de Brenda reúne duas possibilidades de valorização. Uma é produzir bezerros com genética de corte dentro de rebanhos leiteiros. Outra é melhorar a condição de comercialização de vacas que encerraram sua vida produtiva no leite. As duas aproximam leite e carne, mas exigem decisões e avaliações econômicas distintas.
No beef on dairy, o trabalho começa na escolha dos acasalamentos e acompanha o descendente até sua comercialização ou terminação. Na vaca de descarte, a questão é avaliar se existe oportunidade de melhorar o acabamento antes do abate, considerando saúde, capacidade de ganho de peso, custo da alimentação e preço esperado de venda.
A extensão da Universidade de Wisconsin aponta que a terminação de vacas leiteiras saudáveis e fora de lactação pode elevar peso, rendimento e valor comercial. Entretanto, manter esses animais por mais tempo exige avaliar despesas adicionais e potencial de retorno. Essa possibilidade ajuda a contextualizar o caso gaúcho, mas não permite concluir que a vaca divulgada por Brenda passou por um protocolo específico de terminação, pois esse histórico não foi informado.
A pergunta feita pela consultora — se animais tratados como descarte podem se tornar produtos de maior valor — depende, portanto, de planejamento. Para algumas matrizes ainda aptas à reprodução, pode haver oportunidade de produzir um último bezerro cruzado, desde que a decisão seja viável. Para outras, a melhor alternativa pode ser a comercialização para abate, com avaliação criteriosa de sua condição.
Cobertura de gordura não é sinônimo de marmoreio
O acabamento que chamou atenção no relato de Brenda precisa ser diferenciado do marmoreio. A cobertura corresponde à gordura externa da carcaça; o marmoreio é a gordura depositada dentro dos músculos. São características relacionadas à avaliação do produto, mas uma não comprova a outra. Uma carcaça visualmente bem coberta não pode ser classificada como altamente marmorizada apenas por fotografias externas.
Essa diferença é especialmente importante ao discutir carne de maior valor agregado. No caso apresentado, não foram informados escore de marmoreio, espessura de gordura medida, idade, classificação comercial ou resultados de avaliação sensorial. Também não há dados sobre eventual bonificação recebida pelo produtor. Assim, o acabamento descrito como surpreendente deve ser valorizado como observação do abate, sem antecipar conclusões sobre maciez ou enquadramento em programas premium.
A conta econômica merece o mesmo cuidado. Uma cobertura expressiva pode impressionar, mas produzir gordura tem custo, e parte dela pode ser retirada durante o processamento. Para gerar valor de forma consistente, o sistema precisa alinhar o animal produzido às exigências e à remuneração do comprador. A oportunidade está em entregar o produto desejado pelo mercado com uma margem que compense os investimentos.

Brasil já desenvolve genética e mercado para o beef on dairy
O interesse brasileiro pelo beef on dairy já se traduz em iniciativas comerciais e técnicas. Em publicação de 2026, a Embrapa apresenta o selo “Canchim on Dairy”, destinado à identificação de touros aptos ao cruzamento com vacas leiteiras, incluindo mestiças e Girolando. O documento também registra selos da raça Angus para utilização em vacas Jersey e Holandês. São exemplos de seleção direcionada para produzir bezerros de maior valor comercial a partir dos rebanhos de leite.
Na frente comercial, a ABS relata a utilização do programa Beef InFocus em uma propriedade de Ipameri, em Goiás, com rebanho Gir Leiteiro e Girolando. Nesse projeto, parte das fêmeas foi inseminada com genética de corte, e os bezerros passaram a ser vendidos para a cadeia da carne. O caso ilustra a aplicação do modelo em rebanhos brasileiros, embora os resultados divulgados pela empresa não devam ser tratados como garantia de retorno para qualquer fazenda.
As reportagens sobre a integração entre leite e carne e a consolidação do beef on dairy em confinamentos norte-americanos ajudam a acompanhar esse movimento. Para o Brasil, a expansão exige adaptar genética e manejo às condições de cada região, além de construir canais de compra para os animais produzidos.
Experiência dos EUA mostra potencial e limites
Nos Estados Unidos, o beef on dairy alcançou participação relevante. Segundo a American Farm Bureau Federation, mais de 72% das fazendas leiteiras incorporam a estratégia aos programas reprodutivos, e os cruzados representam mais de 20% dos animais que entram nos confinamentos. Essa presença ajuda a explicar por que o desempenho desses bovinos passou a receber maior atenção de pesquisadores e compradores.
Uma análise com dados de confinamentos comerciais, conduzida pela Kansas State University e divulgada pela entidade, mostrou que o peso de entrada altera os resultados. Aos aproximadamente 181 quilos, os cruzados apresentaram vantagem de cerca de 318 gramas no ganho diário sobre bovinos tradicionais de corte, com conversão alimentar semelhante. Aos aproximadamente 408 quilos, essa vantagem se inverteu, e os animais beef on dairy também exigiram mais alimento por unidade de ganho.
O estudo, abordado na reportagem sobre cruzamentos de gado leiteiro com raças de corte em confinamento, reforça que a origem genética é apenas parte da equação. Peso de entrada, recria e alimentação precisam ser considerados antes de projetar resultados para um lote ou propriedade.
Escolher o touro certo e conhecer o comprador
A seleção genética precisa atender tanto à fazenda leiteira quanto ao destino do bezerro. A DairyNZ, organização técnica da pecuária leiteira neozelandesa, recomenda considerar facilidade de parto, crescimento e exigências do mercado. Também destaca que existem diferenças importantes entre touros de uma mesma raça: escolher apenas pelo nome da raça é insuficiente para definir o acasalamento.
Para o produtor, isso significa discutir o projeto com quem vai criar, recriar, terminar ou comprar os animais. A receita adicional precisa compensar sêmen, reprodução, alimentação, instalações e manejo. O valor do bezerro também depende de seu desempenho nas etapas seguintes; um comprador tende a pagar mais quando encontra resultados previsíveis, e não somente uma combinação racial atraente.
O relato de Brenda chama atenção justamente por aproximar essa discussão da linha de abate. Uma vaca de perfil leiteiro, com 840 quilos e acabamento incomum, desperta interesse pelo potencial da carne originada na atividade leiteira. O beef on dairy amplia essa perspectiva ao permitir que o destino dos descendentes seja planejado desde o acasalamento, com genética e mercado definidos.
O desafio é transformar casos que surpreendem em resultados que possam ser repetidos. Para isso, a imagem precisa vir acompanhada de dados de desempenho, custo e remuneração. É nessa combinação que a integração entre leite e carne pode deixar de ser apenas uma oportunidade percebida e se tornar uma fonte consistente de receita para o produtor.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.