
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (14), em Parauapebas (PA), do anúncio de investimentos de R$ 70 bilhões da Vale até 2030 na expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás.

O projeto inclui as minas em operação, expansões e novos alvos, para impulsionar o beneficiamento de minerais críticos para a produção de aço verde (minério de ferro de alta qualidade) e de metal para transição energética (cobre), considerados essenciais para a redução das emissões de carbono.
A previsão é que a produção de minério de ferro em Carajás chegue a 200 milhões de toneladas por ano em 2030. No caso do cobre, o crescimento esperado é de 32%, elevando a produção na região para cerca de 350 mil toneladas.
No evento, Lula disse que a Vale era considerada uma das mais importantes empresas de mineração do mundo e hoje está em 14º lugar. “Se depender do governo, a Vale voltará a ocupar os primeiros lugares nas empresas de mineração do mundo.”
O presidente também lembrou o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, destacando que, assim como as vítimas, a Vale também não merecia o que aconteceu. “Ninguém merece perder a família, e nunca mais a gente recupera. E não é só o povo que não merecia, a Vale, pelo histórico dela, também não merecia. Em algum momento, alguém foi desleixado, em algum momento algum agiu de forma totalmente irresponsável”, disse Lula.
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, lembrou que Carajás tem um enorme potencial de produção de cobre, com uma das cinco maiores reservas do mundo. “O cobre é um dos minerais mais importantes para garantir a aceleração da transição energética, eletrificando o mundo.”
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o protagonismo do Brasil na mineração. “Se hoje a nossa mineração representa 3% do PIB, a meta é chegar a 6% em uma década.”
O governador do Pará, Helder Barbalho, pediu a colaboração do presidente Lula para tirar do papel uma promessa antiga da Vale de concluir o trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Açailândia (MA) a Vila do Conde (PA). “Vai ser um legado importante para a economia do Pará e do país”, disse.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Copom eleva taxa Selic em 1 ponto, para 14,25% ao ano, e prevê ajuste menor à frente
Foi a terceira alta seguida nessa magnitude, dentro de um ciclo de elevações que começou em setembro passado. A decisão foi unânime entre os integrantes do comitê.
Garantia-Safra começa a ser pago nesta terça-feira
O benefício é concedido aos agricultores e municípios que aderiram ao programa, quando há comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção devido a fatores climáticos.
Continue Reading Garantia-Safra começa a ser pago nesta terça-feira
Raro: Galos que botam ovos são descobertos e intriga produtores e cientistas
Entenda o raro fenômeno genético de galos que botam ovos, que intriga cientistas e criadores, desafiando o conhecimento tradicional sobre a biologia das aves.
Continue Reading Raro: Galos que botam ovos são descobertos e intriga produtores e cientistas
Petrobras identifica possível presença de petróleo na Bacia de Santos
O ponto em que hidrocarbonetos foram identificados (poço 4-BRSA-1395-SPS) fica em alto mar a cerca de 1.760 metros de profundidade.
Continue Reading Petrobras identifica possível presença de petróleo na Bacia de Santos
Colheitadeira com maior desempenho em soja do Brasil, colheu 481.200 kg de soja em 8 horas
A operação ocorreu na Fazenda Bananal IX, pertencente ao produtor rural Ricardo Basso, a colheitadeira com maior desempenho em soja – New Holland CR 10.90 – estabeleceu um novo recorde nacional ao colher 481,2 toneladas de soja em 8 horas.
Arroz: pressionada pelo atacado, matéria-prima tem novas quedas de preços
Apesar de uma leve melhora nos volumes beneficiados na semana passada, unidades de beneficiamento relataram quedas acentuadas nos preços do fardo.
Continue Reading Arroz: pressionada pelo atacado, matéria-prima tem novas quedas de preços