Vantagens e desafios dos diferentes sistemas de confinamento

Vantagens e desafios dos diferentes sistemas de confinamento

PARTILHAR

A criação de vacas confinadas é cada vez mais comum na pecuária leiteira, principalmente pela necessidade de crescimento da produtividade em pequenas áreas.

*Artigo publicado originalmente no blog da Fundação Roge

A modernização da atividade leiteira exige que os produtores mantenham-se atualizados e suscetíveis a mudanças. A eficiência é um requisito para se manter na atividade. É preciso ser produtivo com baixos custos, por isso os fazendeiros foram aumentando o tamanhos dos rebanhos, mas as áreas não se expandiram na mesma proporção.

As instalações do sistema de confinamento permitem uma maior produção, alimentação adequada e principalmente o bem estar animal. Apesar dos investimentos serem maiores do que na criação a pasto, a produção do rebanho faz com que esse valor retorne ao produtor. A escolha do tipo ideal de confinamento vai depender da realidade de cada fazenda de leite, se o proprietário quer adotar um sistema mais sustentável ou economicamente mais viável. 

Quer ler o artigo completo no blog da Fundação Roge e conhecer exemplos de sistemas de confinamento?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com