
Objetivo é agilizar uma comunicação de abigeato, que é o furto de animais do campo como bovinos e equinos, e também o roubo de maquinários.
Visando garantir a segurança no campo e manter o patrimônio dos agricultores brasileiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançada o Sinal Agro , sistema de registro de furtos e roubos de animais e maquinário agrícola.
“O objetivo é agilizar uma comunicação de abigeato, que é o furto de animais do campo como bovinos e equinos, e também o roubo e furto de maquinários e defensivos agrícolas, que têm alto valor agregado”, diz nota da PRF.
Para fazer o registro, o usuário deve entrar no site da PRF e clicar no ícone correspondente, seguindo o passo a passo determinado. O registro também pode ser feito por telefone pelo número de emergência da PRF, o 191.
Após receber a comunicação, um PRF vai analisar e validar a ocorrência que será disparada para todos os policiais em um raio de 200 milhas (km) por meio de um alerta no funcional do smartphone.
- Redução de tarifas deve ampliar comércio de carne suína com Coreia do Sul
- Café/OIC: exportação mundial em março aumenta 0,62%, para 13 milhões de sacas
- Algodão/Icac: produção global em 2024/25 deve aumentar 7,1%, para 25,83 mi de t
- Grãos/EUA: transporte ferroviário diminui 14% na semana encerrada em 19 de abril
- Grãos/Argentina: receita com exportação aumenta 32% em abril, para US$ 2,524 bi
O serviço funciona 24 horas por dia e, no futuro, será integrado a sistemas em funcionamento dos Estados para aumentar a cobertura de atendimento. Segundo a PRF, o registro no Sinal Agro não substitui o boletim de ocorrência, que deverá ser emitido pela Polícia Civil.
Um alerta PRF também que, em caso de falsa comunicação por meio do sistema, o cidadão pode incorrer em crime previsto no artigo 340 do Código Penal e está sujeito a pena de detenção – um a seis meses – ou multa.
Fonte: Agência Brasil