Empresa cria aplicativo para controlar e monitorar peixes direto do celular; Além de compartilhar informações do viveiro, o TATILFish promete reduzir os custos do piscicultor.
A AgroTatil, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina, desenvolveu um sistema que permite controlar e monitorar, direto do celular, a qualidade e a temperatura da água para o cultivo de peixes. A plataforma TATILFish, já passou pelas fases de teste e fabricação e, agora, está à venda no mercado.
Luiz Henrique Volso, cofundador e diretor comercial da AgroTATIL, conta que a ideia para criação do aplicativo surgiu após participar de um evento sobre startups do agronegócio.
“Desde então, iniciamos o projeto e contamos com o apoio do Senai no Paraná para transformar o protótipo eletrônico em uma placa que pode ser produzida e comercializada em escala industrial”, afirma.
Volso destaca também como os custos de produção e desperdícios são reduzidos a partir dos processos de alimentação e incorporação de oxigênio na água. “O produtor consegue acompanhar tudo o que acontece na sua área de cultivo sem necessidade de estar na propriedade”, garante.

- Cocamar inicia distribuição de mais de R$ 200 milhões em sobras aos cooperados
- Agricultura reconhece Irineópolis, em SC, como município integrado ao Sisbi-POA
- O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento
- Moratória da soja: Aprosoja contesta prorrogação de suspensão de lei de MT
- Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Como funciona
Ao instalar uma estação de monitoramento no viveiro de peixes e um controle de automação na rede elétrica do local, o usuário acompanha todos os processos do cultivo pelo celular, no aplicativo do TATILFish.
O sistema coleta informações como a concentração e saturação de oxigênio, temperatura da água e PH, além da quantidade correta de ração a ser oferecida, calculada com base na temperatura da água.
Fonte: Globo Rural
