
Nova edição da “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” é lançada durante a Expointer 2022; publicação traz um panorama das principais cadeias produtivas agropecuárias do estado
A edição 2022 da “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” foi lançada nesta quinta (1º/9), durante a Expointer. Elaborada pelo Departamento de Políticas Agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a publicação traz um panorama das principais cadeias produtivas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Sua versão digital pode ser baixada neste link.
A publicação reúne os principais segmentos agrícolas, detalhando dados como área colhida, produção, receita agropecuária, número de produtores, valores de exportação e principais destinos, participação na produção nacional e nas exportações do agro gaúcho, além de número de municípios produtores, destacando sua escala. Nesta edição são abordadas 35 culturas e oito espécies de produção animal, além de informações sobre irrigação, armazenagem de grãos no Estado e comercialização de frutas e hortaliças na Ceasa/RS. A novidade deste ano foi a inclusão de dados sobre o setor de piscicultura.
“Vejam a importância desse trabalho, que consolida a nossa diversidade produtiva sustentável, uma das maiores do mundo. Ninguém tem todas essas cadeias de forma tão forte e de ganho economicamente viável, nem o número de portfólio de produtos que temos”, avaliou o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes.

Os principais produtos agropecuários do Rio Grande do Sul são a soja, que responde por 44,4% do Valor Bruto de Produção (VBP) do agro no Estado, o arroz (10,6%) e o frango (10,4%). Em seguida vem a produção de bovinos (5,9%), leite (5,5%), milho (5,1%), suínos (4,5%), trigo (4,4%), fruticultura (2,8%), tabaco (2,2%), silvicultura (1,3%) e outros (2,9%).