A formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças em estados do centro-sul do país no final desta segunda semana de abril. O Brasil terá tempo instável com chuvas em grande parte do país, segundo a previsão do tempo
Conforme a previsão meteorológica, espera-se que o Brasil enfrente um período de instabilidade climática com precipitações abrangentes a partir de segunda-feira (8). Esta instabilidade climática prevê-se que seja mais pronunciada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, embora possa também influenciar o Sul e Sudeste.
Teremos uma semana com destaque para o aumento de umidade no centro-sul do Brasil e chuva forte até pelo menos a sexta-feira (12) na maior parte destes estados. A formação de uma baixa pressão em alto mar na altura do estado de Santa Catarina vai reforçar a entrada de umidade para algumas regiões neste começo de semana. Também teremos outro sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, trazendo um pouco mais de umidade para o centro-sul de Mato Grosso do Sul e as cidades do oeste e sudoeste do Paraná.
Segundo as informações do ClimaTempo, a formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças em estados do centro-sul do país no final desta segunda semana de abril. O sistema começa a se formar o decorrer desta terça-feira (09) e à noite, se aproxima do sul do Rio Grande do Sul.
“Atenção nos próximos dias para pouca variação entre as temperaturas mínimas e máximas na maior parte da Região Sul. A semana deve terminar mais gelada em muitas cidades e até mesmo nas capitais!”, alertou o Clima Tempo.
Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (9) em todas as regiões do Brasil, segundo o Clima Tempo:
Sul
A região Sul enfrenta instabilidades climáticas, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde ocorrem chuvas isoladas. A chuva, variando de fraca a passageira, atinge também o oeste, a região central e a área metropolitana de Porto Alegre. Em outras partes do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, a influência de um sistema de baixa pressão resulta em precipitações de intensidade variável à tarde.
O Paraná ocidental espera-se os maiores volumes de chuva, com acumulados notáveis no sul do Rio Grande do Sul (menos de 10 mm) e no centro-norte (acima de 100 mm), o que pode impactar negativamente a safra de soja. Áreas costeiras de Santa Catarina e Paraná também podem experimentar volumes próximos a 100 mm, elevando o potencial de inundações.
Sudeste
O estado do Espírito Santo desfruta de sol abundante e céu claro, sem expectativa de chuva. Condições estáveis prevalecem na Grande Belo Horizonte e no norte mineiro. Na região dos Lagos e no litoral norte do Rio de Janeiro, nuvens esparsas podem levar a chuvas leves e esporádicas, ainda com presença do sol. Chuvas de verão típicas surgem à tarde em outras localidades, enquanto em São Paulo, precipitações intensas podem começar já pela manhã.
Centro-Oeste
Distúrbios de baixa pressão alimentam instabilidades no sul do Mato Grosso do Sul, com previsões de chuvas contínuas, estendendo-se para o norte e nordeste do Mato Grosso. O cenário no restante da região sugere chuvas esporádicas no final do dia, especialmente nas fronteiras entre Mato Grosso e Goiás, onde se esperam os maiores acumulados.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical realça as instabilidades no Nordeste, provocando chuvas a qualquer momento no Maranhão e ao longo da costa até Pernambuco, por vezes intensas e tempestuosas. Expectativa de pouca chuva em outras áreas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com previsões de pancadas à tarde em locais adjacentes. O extremo sul e sudoeste da Bahia permanecem secos.
Norte
A região Norte observa chuvas frequentes no sudeste do Amazonas, no litoral do Amapá, no Pará e nas porções norte e oeste do Tocantins, enquanto Roraima norte experimenta tempo seco. As demais áreas da região podem esperar chuvas típicas da tarde, acompanhadas de trovoadas.
Análise de Solo: O “Check-up” essencial para uma agricultura saudável
Do mesmo jeito que um exame de sangue revela informações cruciais sobre nosso organismo, a Análise de Solo é essencial para entender as características do solo e identificar problemas que possam impactar a produtividade agrícola.
Continue Reading Análise de Solo: O “Check-up” essencial para uma agricultura saudável
Artigo: O diálogo necessário sobre a exportação de gado vivo
Vivemos em tempos em que o diálogo está cada vez mais escasso. Ou se é uma coisa ou se é outra, assim como o tema deste artigo da produtora rural e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini
Continue Reading Artigo: O diálogo necessário sobre a exportação de gado vivo
Soja: exportações do Brasil somam 3,015 milhões de toneladas em setembro
Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior.
Continue Reading Soja: exportações do Brasil somam 3,015 milhões de toneladas em setembro
Aberturas de mercado em Angola, Austrália, Canadá e Tailândia
Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro atinge sua 110ª abertura de mercado em 2024, totalizando 188 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado em Angola, Austrália, Canadá e Tailândia
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
A autonomia, qualidade de vida no campo, e melhores condições sociais estão entre os objetivos do projeto.
Projeto isenta máquinas agrícolas e veículos elétricos de IPI
O objetivo da medida, segundo o deputado José Medeiros, é evitar que o novo benefício fiscal prejudique as contas públicas.
Continue Reading Projeto isenta máquinas agrícolas e veículos elétricos de IPI