
A formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças em estados do centro-sul do país no final desta segunda semana de abril. O Brasil terá tempo instável com chuvas em grande parte do país, segundo a previsão do tempo
Conforme a previsão meteorológica, espera-se que o Brasil enfrente um período de instabilidade climática com precipitações abrangentes a partir de segunda-feira (8). Esta instabilidade climática prevê-se que seja mais pronunciada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, embora possa também influenciar o Sul e Sudeste.
Teremos uma semana com destaque para o aumento de umidade no centro-sul do Brasil e chuva forte até pelo menos a sexta-feira (12) na maior parte destes estados. A formação de uma baixa pressão em alto mar na altura do estado de Santa Catarina vai reforçar a entrada de umidade para algumas regiões neste começo de semana. Também teremos outro sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, trazendo um pouco mais de umidade para o centro-sul de Mato Grosso do Sul e as cidades do oeste e sudoeste do Paraná.
Segundo as informações do ClimaTempo, a formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças em estados do centro-sul do país no final desta segunda semana de abril. O sistema começa a se formar o decorrer desta terça-feira (09) e à noite, se aproxima do sul do Rio Grande do Sul.
“Atenção nos próximos dias para pouca variação entre as temperaturas mínimas e máximas na maior parte da Região Sul. A semana deve terminar mais gelada em muitas cidades e até mesmo nas capitais!”, alertou o Clima Tempo.
Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (9) em todas as regiões do Brasil, segundo o Clima Tempo:
Sul
A região Sul enfrenta instabilidades climáticas, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde ocorrem chuvas isoladas. A chuva, variando de fraca a passageira, atinge também o oeste, a região central e a área metropolitana de Porto Alegre. Em outras partes do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, a influência de um sistema de baixa pressão resulta em precipitações de intensidade variável à tarde.
O Paraná ocidental espera-se os maiores volumes de chuva, com acumulados notáveis no sul do Rio Grande do Sul (menos de 10 mm) e no centro-norte (acima de 100 mm), o que pode impactar negativamente a safra de soja. Áreas costeiras de Santa Catarina e Paraná também podem experimentar volumes próximos a 100 mm, elevando o potencial de inundações.
Sudeste
O estado do Espírito Santo desfruta de sol abundante e céu claro, sem expectativa de chuva. Condições estáveis prevalecem na Grande Belo Horizonte e no norte mineiro. Na região dos Lagos e no litoral norte do Rio de Janeiro, nuvens esparsas podem levar a chuvas leves e esporádicas, ainda com presença do sol. Chuvas de verão típicas surgem à tarde em outras localidades, enquanto em São Paulo, precipitações intensas podem começar já pela manhã.
Centro-Oeste
Distúrbios de baixa pressão alimentam instabilidades no sul do Mato Grosso do Sul, com previsões de chuvas contínuas, estendendo-se para o norte e nordeste do Mato Grosso. O cenário no restante da região sugere chuvas esporádicas no final do dia, especialmente nas fronteiras entre Mato Grosso e Goiás, onde se esperam os maiores acumulados.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical realça as instabilidades no Nordeste, provocando chuvas a qualquer momento no Maranhão e ao longo da costa até Pernambuco, por vezes intensas e tempestuosas. Expectativa de pouca chuva em outras áreas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com previsões de pancadas à tarde em locais adjacentes. O extremo sul e sudoeste da Bahia permanecem secos.
Norte
A região Norte observa chuvas frequentes no sudeste do Amazonas, no litoral do Amapá, no Pará e nas porções norte e oeste do Tocantins, enquanto Roraima norte experimenta tempo seco. As demais áreas da região podem esperar chuvas típicas da tarde, acompanhadas de trovoadas.
Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
Votu International Rodeo será de 7 a 10 de maio e terá seis carros e três motos disputadas pelos peões; sete equipes participarão da disputa em Votuporanga O Votu International Rodeo 2026 foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira (2) com uma das maiores premiações já anunciadas no país: seis carros e três motos. Somando…
Continue Reading Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Pesquisa de técnico da ABCZ destaca potencial da inteligência artificial na predição de prenhez e da ultrassonografia de carcaça na herdabilidade das características de qualidade de carne da raça Nelore
Continue Reading IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Novo modelo de crédito rural para o agro ganha força no Brasil como alternativa aos juros altos do Plano Safra 2025/2026; taxas de juros do novo plano safra estão variando entre 8% e 12% ao ano
Continue Reading Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
Pesquisadores defendem que carne magra, grelhada e consumida de forma moderada fornece todos os nutrientes necessários.
Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
A previsão é de que os gaúchos cultivem 1.198.276 hectares com trigo. A estimativa inicial de produtividade é de 2.997 kg/ha.
Continue Reading Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Continue Reading Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre