Venda de ‘carne’ cultivada em laboratório é proibida no estado da Flórida

Flórida se torna o primeiro estado a proibir a venda de carne cultivada em laboratório; Nenhuma carne cultivada será fabricada ou vendida depois que o governador assinou um projeto de lei proibindo o produto.

A segurança alimentar é segurança nacional“, foi com essa frase que o primeiro projeto de lei que proíbe a carne cultivada em laboratório foi sancionado pelo governador Ron DeSantis da Flórida em 1º de maio. De acordo com o SB 1084, o projeto proíbe a fabricação para venda, a venda, posse ou oferta para venda, ou distribuição de carne cultivada no Estado.

Numa conferência de imprensa no Condado de Hardee, que é um dos cinco principais condados produtores de gado do estado, o Governador falou sobre a importância de apoiar as economias rurais e a agricultura.

Estamos lutando contra uma ideologia que, em última análise, quer eliminar a produção de carne nos EUA e em todo o mundo”, disse DeSantis. “No estado da Flórida estabelecemos o marcador com muita clareza; estamos com a agricultura. Estamos ao lado dos criadores de gado. Apoiamos nossos agricultores porque entendemos que isso é importante para a espinha dorsal do estado. É importante para a nossa cultura. É importante para a nossa herança, então o projeto de lei que vou assinar hoje vai dizer basicamente: leve sua carne falsa cultivada em laboratório para outro lugar. Não estamos fazendo isso no estado da Flórida.”

Juntando-se ao governador durante a conferência estavam Wilton Simpson, comissário da agricultura; Dale Carlton, presidente eleito da Associação de Pecuaristas da Flórida; Pat Durden, presidente da Associação de Pecuaristas da Flórida; e o senador Jay Collins, que trabalhou no projeto.

Nas suas observações, Simpson disse que a segurança alimentar é segurança nacional.

“Nem sempre chega ao auge da segurança nacional, mas pense que se não houvesse mantimentos apenas por uma semana no supermercado, haveria um caos total neste país, e se isso não for segurança nacional, eu não’ Não sei o que é”, disse ele.

“Acordamos todos os dias pensando em como podemos ter os alimentos mais seguros, acessíveis e abundantes em qualquer lugar do mundo, e a Flórida fará a sua parte no cultivo desse produto. Trabalhamos arduamente todos os dias para dar aos nossos agricultores as ferramentas de que necessitam para realizar estas coisas.”

Ambos os pecuaristas expressaram agradecimento ao Governador e ao Legislativo por protegerem a indústria pecuária da Flórida ao assinarem este projeto de lei.

Tem havido um debate contínuo em todo o país em relação aos produtos de carne cultivada. Atualmente, a carne cultivada em laboratório só é aprovada para venda nos EUA e em Cingapura. A Itália foi o primeiro país da UE a proibir a carne cultivada em laboratório, uma decisão tomada em fevereiro de 2024.

carne de laboratório
Aleph Farms utiliza células de vacas para “imprimir” sua carne desenvolvida em laboratório — Foto: Aleph Farms / Divulgação

Carne cultivada gera debate no Brasil

No Brasil, a discussão sobre carne cultivada em laboratório ainda está nos estágios iniciais em termos regulatórios e legislativos. Apesar da inovação tecnológica prometer revolucionar a indústria alimentícia ao produzir carne de maneira mais sustentável e ética, o produto ainda não recebeu aprovação do governo brasileiro para ser comercializado, enquanto já obteve aprovações iniciais nos Estados Unidos.

A crescente onda da “carne cultivada em laboratório” tem trazido grandes preocupações, já que esse tipo de “carne”, também chamada de sintética, cultivada, carne de laboratório ou carne de cultura, é produzida pela reprodução in vitro de células de animais — o produto final, portanto, não requer criação e abate de gado. Diante de tal situação, o Deputado Federal Tião Medeiros (PP-PR) protocolou na Câmara um projeto o PL 4616/2023 onde, se aprovado, fica proibida a pesquisa privada, produção, reprodução, importação, exportação, transporte e comercialização de carne animal cultivada em laboratório sob qualquer técnica e seus subprodutos. 

Mas, por enquanto, isso tudo são ideias e debates que começam a tornar-se assunto dentro da Câmara dos Deputados. Enquanto isso, a carne cultivada segue sendo objeto de estudo e desenvolvimento, com centros de pesquisa como o de Florianópolis explorando suas possibilidades. A carne de laboratório é vista por alguns como uma aposta do agronegócio para um futuro mais sustentável, alinhando-se com as tendências globais de redução do impacto ambiental da produção de carne convencional.

Compre Rural com informações do Drovers

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Matriz Nelore Pintado torna-se a mais valorizada da história de Goiás; Vídeo

Durante o Primeiro Leilão Pinturas do Nelore realizado em Goiânia, a matriz Bengalla da CA foi adquirida por um valor astronômico que estabeleceu um novo recorde no estado. Esse feito não apenas quebra recordes, mas também ressalta a crescente valorização e reconhecimento dessa raça bovina; confira detalhes

Continue Reading Matriz Nelore Pintado torna-se a mais valorizada da história de Goiás; Vídeo

Conheça os maiores peões de rodeio do mundo; Vídeo

De talentos excepcionais a histórias de coragem, explore os feitos impressionantes e a resiliência dos competidores que enfrentam touros poderosos em busca da glória. Prepare-se para uma viagem emocionante pelas façanhas dos maiores peões de rodeio do mundo, apresentando o brilho e a determinação que os destacam como verdadeiros ícones do esporte; confira

Continue Reading Conheça os maiores peões de rodeio do mundo; Vídeo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM