Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Vendas de soja na Argentina disparam após mudança que impulsionou preços

O número está bem acima das quase 240.000 ton de soja vendidas na última semana de agosto no país sul-americano.

As vendas de soja na Argentina totalizaram quase 1 milhão de toneladas métricas nos últimos sete dias, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) nesta segunda-feira, com os agricultores aproveitando uma iniciativa do governo que impulsionou os preços.

O número está bem acima das quase 240.000 toneladas de soja vendidas na última semana de agosto no país sul-americano, que é um dos maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja.

O número elevado segue a decisão do governo federal da semana passada de abrir uma brecha em seu controle de capital para permitir que os exportadores de grãos usem livremente um quarto de sua receita em moeda estrangeira para comprar soja.

A medida, que ocorre depois que uma seca histórica reduziu pela metade as colheitas na última temporada, tem como objetivo incentivar mais exportações para trazer os tão necessários dólares para o país sul-americano.

“Desde que o programa de aumento das exportações foi anunciado, as quantidades de soja negociadas chegaram a 951.211 toneladas”, disse a bolsa em um relatório.

Os preços domésticos da soja aumentaram em mais de 25.000 pesos (71 dólares), chegando a mais de 155.000 pesos (443 dólares) por tonelada desde o lançamento do programa, segundo a bolsa.

A safra de soja 2022/23 da Argentina caiu 53% em relação ao ano anterior, para apenas 20 milhões de toneladas, de acordo com a Bolsa de Cereais de Rosário (BCR), devido aos impactos da seca.

Na semana passada, a BCR estimou que cerca de 7 milhões de toneladas da safra 2022/23 ainda não tinham sido vendidas.

Fonte: Reuters

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM