Vídeo aborda escolha e implantação do componente florestal na ILPF

Vídeo aborda escolha e implantação do componente florestal na ILPF

PARTILHAR
Área de experimentação da Embrapa Agrossilvipastoril Foto: Gabriel Faria.

O componente florestal é o que gera mais dúvidas no produtor interessado em implantar um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Qual espécie escolher, qual a distância entre os renques, quantas linhas de plantio, qual a forma correta de manejo são algumas das perguntas feitas. Parte das respostas podem ser conferidas em um vídeo postado no Canal Embrapa, no YouTube.

O vídeo é uma palestra do pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Maurel Behling. Durante 25 minutos ele aborda de maneira direta e didática os principais pontos relacionados à inclusão de árvores nos sistemas ILPF.

O pesquisador aborda os principais entraves para utilização do componente florestal nos sistemas integrados, como mão-de-obra, mercado, indicadores econômicos e informações silviculturais, bem como os benefícios que as árvores trazem ao sistema.

De acordo com Maurel, o planejamento da introdução do componente florestal é fundamental e deve ser feito de acordo com o interesse do produtor, seja ele em adição de renda, substituição de renda ou ainda como forma de oferecer serviços ambientais. A partir desse objetivo é que são escolhidas a espécie e a configuração mais adequada.
Diante disso, ele apresenta um modelo esquemático que orienta a decisão do produtor.

O vídeo com as instruções pode ser acessado no Canal da Embrapa no YouTube, na Playlist Palestras ILPF, onde também é possível assistir a mais de 100 palestras sobre assuntos diversos relacionados aos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

Mais informações sobre a ILPF podem ser acessadas no site www.ilpf.com.br.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com