
Ativistas ambientais vandalizam fazenda experimental na França; Vândalos destruíram estufas e equipamentos e pisotearam plantas. Veja!
Uma fazenda experimental em Nantes, no oeste da França, foi alvo de vandalismo extremo praticado por ativistas ambientais, que mais se assemelham a “terroristas ambientais”. Cerca de mil ativistas invadiram a área no domingo 11 e destruíram tudo o que encontraram pela frente.
Os proprietários da área, onde se fazem pesquisas para desenvolver técnicas ambientalmente melhores, disseram que os vândalos rasgaram as telas das estufas, pisotearam as plantas, danificaram sistemas de irrigação e semearam trigo sarraceno por todo o solo. O prejuízo financeiro passa de milhares de euros, disseram os agricultores franceses à imprensa da França.
Na segunda-feira 12, a Federação de Horticultores de Nantes levou o caso às autoridades policiais e pediu uma rígida investigação para punir os autores da destruição. “Foi como um tornado”, disse ao jornal Le Figaro o presidente do sindicato agrícola de Nantes, Régis Chevallier, ao descrever a ação dos ativistas.
Chevallier postou fotos da destruição no Twitter e reclamou da impunidade dos vândalos.
Aujourd'hui je pleure. Les zadistes ont détruit nos serres expérimentales en sol vivant et cultures sans pesticides. En toute impunité… pic.twitter.com/rIIVF9XG7g— regis chevallier (@RegisMaraicher) June 11, 2023
Os vândalos pertencem a um grupo chamado Les Soulèvements de la Terre (As Revoltas da Terra), e os motivos do ataque seriam o uso de areia nas plantações experimentais e a horticultura industrial. Em seu perfil no Twitter, o grupo publicou imagens da ação e, em uma delas, na qual as telas das estufas aparecem rasgadas, eles ironizam: “Será mais fresco assim”.
Les personnes présentes arrachent les plantes expérimentales (non destinées à la consommation) et sèment d'autres plans pour remettre de la biodiversité sous les serres. pic.twitter.com/e2sukqM7tj— Les Soulèvements de la Terre (@lessoulevements) June 11, 2023
Chevallier disse que já conhecia integrantes desse grupo e, apesar das divergências, jamais imaginou um ataque como o de domingo. “Ninguém imaginaria que seríamos alvos. Era inconcebível”, declarou ao Figaro. “Há divergências, não as escondemos. O fato de vir destruir uma estufa onde precisamente estamos experimentando soluções sobre as quais nos questionam… Depois do que aconteceu, é difícil aceitar a ideia de que eles querem dialogar.”
Uma pesquisadora de Toulouse, que utiliza a área para uma pesquisa sobre o uso de plantas como herbicida, também ficou atônita com a ação dos vândalos. “Atacaram uma estrutura que nada tem a ver com o que reivindicam”, comentou Marie Brulfert.
O Figaro publicou um vídeo com as imagens da destruição.
Um dos líderes do grupo de vândalos, Benjamin Boileau, afirmou que a intenção era “apontar o dedo para os horticultores do mercado de Nantes que estão em processo de expansão. Assim que uma fazenda para, eles saltam sobre ela para comprá-la e monopolizam os recursos: água e areia”.
Políticos franceses, da direita e da esquerda, condenaram os atos dos vândalos e cobraram a investigação e a punição pela destruição, segundo a imprensa francesa.
Prêmio Queijos do Paraná celebra excelência, inovação e identidade regional com 75 produtos condecorados
A edição deste ano também inovou com uma programação intensa de palestras, oficinas e minicursos abertos ao público e aos participantes
Conheça o cavalo Boulonnais, um gigante branco da França usado nas Cruzadas e na Guerra
Raça francesa, conhecida pela beleza e resistência, tem origem anterior às Cruzadas e hoje é símbolo de uma luta pela preservação genética. Conheça o cavalo Boulonnais
Brasileiros estão descobrindo os cortes americanos de carne bovina – veja por quê!
Nos Estados Unidos, o corte da carcaça bovina segue um padrão altamente industrializado e, ainda, muito diferente do que é praticado no Brasil; veja os cortes americanos de carne bovina que tem conquistado o brasileiro
Continue Reading Brasileiros estão descobrindo os cortes americanos de carne bovina – veja por quê!
ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
O representante da ABIPESCA destaca os reflexos imediatos dessa medida para o setor, os prejuízos às indústrias e exportadores nacionais.
Presidente Lula defende jornada de trabalho mais flexível
O presidente Lula defendeu, nesta sexta-feira, que a jornada de trabalho seja mais flexível e criticou o atual modelo, que é de seis dias de trabalho por um dia de folga.
Continue Reading Presidente Lula defende jornada de trabalho mais flexível
Muito além da ração: os insumos “invisíveis” que garantem a saúde no rebanho
Mais do que reforçar as estratégias nutricionais, há um conjunto de insumos considerados “invisíveis” – por não serem direcionados à alimentação – mas que são determinantes.
Continue Reading Muito além da ração: os insumos “invisíveis” que garantem a saúde no rebanho