Essa você nunca viu! Batizada de “La Guitarra”, a área de 2,5 km de extensão conta com 7 mil árvores e levou cerca de 5 anos para ficar pronto; Conheça a fazenda em formato de violão, uma das fazendas mais lindas do mundo!
Uma jovem amante de música, Graciela Yraizoz, que teve a ideia de um lugar perfeito para morar com seu marido e formar sua família. Uma fazenda cheia de árvores, com formato de violão e de grande extensão. Esse era seu sonho de vida. Batizada de “La Guitarra”, a área de 2,5 km de extensão conta com 7 mil árvores e levou cerca de 5 anos para ficar pronto; Conheça a fazenda em formato de violão!
A noroeste da localidade de General Levalle, no sul de Córdoba, avista-se do céu, em pleno campo, uma guitarra perfeita desenhada por árvores e plantas. Esta manifestação artística no meio da paisagem, é fruto da história de amor entre Pedro Martín Ureta e Graciela Yrairoz, sua esposa, que foi a inspiração para esta criação na fazenda La Guitarra. Porém, antes que esse desejo pudesse ser concluído, a jovem, de 25 anos, morreu de aneurisma cerebral.


Seu marido, o argentino Pedro Martín, decidiu que após a morte de sua esposa, iria realizar seu grande desejo. Foi assim que em 1977 ele resolveu plantar em sua fazenda, uma enorme área em formato de violão.
Em meio aos pampas úmidos, destaca-se o formato do violão, onde as árvores utilizadas na fazenda são diferentes uma da outra. Em seu contorno, se utilizou o cipreste-da-califórnia, que possui folhas mais escuras. Já nas cordas, foi plantado o eucalipto-da-Tasmânia, espécie que tem folhas levemente azuladas. Por fim, na boca (parte circular do instrumento) a árvore presente é o pinus-cipreste. Suas folhas são mais claras que o cipreste-da-califórnia.
Início do sonho
Quando eram pequenos, um dia Graciela viu de cima um campo com a forma caprichosa de um balde e disse ao marido que gostaria de poder criar algo assim na fazenda da família com árvores e plantas, mas em forma de um violão. O tempo foi passando e Pedro não encontrava tempo para começar a tarefa. Em 1977, quando Graciela tinha 25 anos e estava grávida de seu quinto filho, ela morreu repentinamente de um aneurisma.
A ideia de sua esposa pairava na cabeça de Pedro, até que um dia ele se pôs a trabalhar para que sua amada, do além, visse a realização de seu desejo. Pedro explicou, que “não foi nada fácil” plantar todas as árvores que formam o imenso violão.
Pedro explicou, que “não foi nada fácil” plantar todas as árvores que formam o imenso violão.
Igualzinha a um violão (guitarra em espanhol significa violão) a fazenda ganhou notoriedade pela sua inovação. Batizado de “La Guitarra”, ou “o violão”, em espanhol, confira o vídeo abaixo!
Cerca de 7.000 árvores para tornar o sonho realidade
Ele descobriu como fazer com profissionais e paisagistas, mas os preços exorbitantes o fizeram desistir e ele decidiu empreender a tarefa sozinho, com a ajuda do pessoal da fazenda e de familiares.
Segundo o blog oficial, ele plantou cerca de 7.000 árvores para realizar esse sonho.


Ignacio, seu filho, conta no blog que “quando as árvores foram plantadas elas tinham entre 15 e 25 centímetros. Quando plantadas desse tamanho, suas raízes não ficavam enroladas nos vasos que as continham, o que em teoria permitiria que crescessem mais rápido e fortes. Em contrapartida, tornava-os vulneráveis a danos causados por lebres e porquinhos-da-índia”.
“De dentro do violão, pela sua imensidão, perde-se a perspectiva e mal se sabe onde está o violão, nem mesmo percebendo que está em um parque que tem o formato de um violão“, são estes comentários e sensações que nos surpreendem quem o visita pela primeira vez.

Hoje, mais de 4 décadas após a morte de Graciela, o violão atinge sua maturidade em forma e tamanho, com contornos e detalhes perfeitamente definidos.
A Guitarra expressa-se do ar como um imenso desenho natural, de precisão e detalhe, levando o observador ao espanto a cada perspectiva que contempla. O fazendeiro cuidou do espaço até 2019, quando faleceu aos 79 anos de idade.

É captado por satélites e encanta os pilotos que, do céu, se surpreendem e admiram com sua forma perfeita.
- Boi gordo atinge R$ 360/@, contraria mercado travado e expõe disputa com “falsa” escala
- Mitsubishi lança picape Triton Terra com pegada agro e edição limitada; fotos
- Mapa participa da FHA 2026 e promove alimentos brasileiros no Sudeste Asiático
- Fim da cota da China pode travar exportações e pressionar o boi gordo, aponta presidente da Abiec
- Detenção de ativista brasileiro em Israel é injustificável, diz Lula
De forma resumida, essa é uma história que chama atenção por diversos fatores, sendo o principal deles a grande homenagem de um amor que foi eternizado nas árvores que compõe essa belíssima fazenda. Além disso, chama atenção o número de árvores utilizadas, 7 mil no total e uma espera que levou sete anos para ver o resultado da ideia.
A fazenda tem seu próprio site que pode ser acessado em Estancia La Guitarra. Além disso, o espaço está aberto para visitação do público geral.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boi gordo atinge R$ 360/@, contraria mercado travado e expõe disputa com “falsa” escala
Mesmo com a indústria indicando escalas de abate confortáveis e sinalizando menor urgência nas compras, a prática no campo mostra outra realidade; consultorias indicam que ainda há demanda ativa e espaço para preços do boi gordo acima da média em lotes específicos.
Mitsubishi lança picape Triton Terra com pegada agro e edição limitada; fotos
Com apenas 300 unidades, picape ganha visual robusto, motor de 205 cv e reforça conexão com o produtor rural por meio de concessionárias especializadas como a Asuka Mitsubishi
Continue Reading Mitsubishi lança picape Triton Terra com pegada agro e edição limitada; fotos
Mapa participa da FHA 2026 e promove alimentos brasileiros no Sudeste Asiático
Pavilhão Brasil reuniu 13 empresas com produtos como proteína animal, cafés, açaí, bebidas e alimentos processados.
Continue Reading Mapa participa da FHA 2026 e promove alimentos brasileiros no Sudeste Asiático
Fim da cota da China pode travar exportações e pressionar o boi gordo, aponta presidente da Abiec
Roberto Perosa afirma que cota da China pode se esgotar entre maio e junho e projeta impacto direto na arroba, com possível queda nas exportações e pressão sobre os preços no Brasil
Detenção de ativista brasileiro em Israel é injustificável, diz Lula
Os ativistas faziam parte de uma segunda flotilha da Global Sumud, lançada em uma tentativa de romper o bloqueio israelense a Gaza por meio da entrega de assistência humanitária.
Continue Reading Detenção de ativista brasileiro em Israel é injustificável, diz Lula
Brasil tem “vazio estratégico” em minerais críticos, diz especialista
A falta de um plano estratégico, com metas de longo prazo que estimulem o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro, impede que o Brasil aproveite todo o seu potencial geológico.
Continue Reading Brasil tem “vazio estratégico” em minerais críticos, diz especialista






