
Uma das propriedades localizadas no polo agropecuário de Goiás, em Rio Verde, foi tomada por fogo e queimadas de grandes proporções; As imagens são fortes e vídeo mostra bois fugindo das chamas.
A região de Rio Verde, localizada a 230 quilômetros de Goiânia, é um dos pólos agropecuários do país e, assim como o restante do Brasil, enfrenta uma crise de incêndios e queimadas devastadores que têm atingido suas fazendas e propriedades rurais. Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o gado em pânico, lutando para escapar das chamas. As imagens são fortes e vídeo mostra bois fugindo das chamas.
Segundo anunciou o Corpo de Bombeiros, o batalhão foi mobilizado para lidar com as múltiplas ocorrências na área rural de Rio Verde, com pelo menos 20 incêndios registrados no último fim de semana. As causas dos incêndios são investigadas pelas autoridades que, segundo apurações preliminares, vários foram causados de forma criminosa, já tendo suspeitos presos em vários locais.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) reportou que o estado de Goiás teve 754 focos de incêndio, com Rio Verde sendo a cidade mais atingida, contabilizando 115 focos, ou 15% do total. Até o momento, não foi possível determinar a extensão total dos danos ou a sobrevivência dos animais.
Cidade de Jataí tem céu laranja em meio a incêndios na região
A crise de incêndios também afetou Jataí, no sudoeste do estado, que amanheceu com o céu laranja na segunda-feira (9). Esse fenômeno, causado pela poluição e pela fumaça dos incêndios, fez com que moradores usassem máscaras ao sair de casa e levou à suspensão de aulas na rede municipal e nas universidades da cidade.
Ranking de Focos de Incêndio em Goiás (de 8 a 9 de setembro):
- Jataí: 244 focos (20,1% do total)
- Rio Verde: 228 focos (18,5% do total)
- Mineiros: 77 focos (6,3% do total)
- Perolândia: 33 focos (2,7% do total)
- Formosa: 31 focos (2,6% do total)
O Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais também está atento à situação. Coronel Pedro Carlos Borges de Lira, comandante de operações da Defesa Civil, informou que a área queimada em Jataí já supera a área urbana da cidade, destacando a gravidade da situação.
Além das medidas de emergência, recentemente, namorados e trabalhadores rurais foram indiciados em relação a incêndios na região, o que agrava ainda mais o cenário desolador enfrentado por Goiás neste período de estiagem.
Goiás registrou mais de 400 incêndios no fim de semana, dizem bombeiros
O Comitê Estadual em Goiás registrou no fim de semana 467 focos de incêndio em todo o estado. O número já supera todo o registro de setembro de 2023. Durante os dois dias, três pessoas foram presas por suspeita de causar queimadas. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (9).
De janeiro até setembro, a soma já chega a 8.623 queimadas e supera o ano passado, quando houve 2.029 incêndio em vegetação. Os casos, além de prejuízos ambientais e agropecuários, causaram mortes.
O monitoramento dos focos de incêndio é feito em tempo real no Comando de Operações de Defesa Civil (Codec), em Goiânia. No local, dois paineis mostram a situação a partir de um mapa do estado e os indícios. Nesta segunda-feira (9), chamou a atenção a proporção de área queimada no município de Jataí.
Safra de trigo caminha bem, e preços tem novas quedas
Segundo explicam pesquisadores, a pressão está atrelada ao bom desenvolvimento da safra brasileira e também argentina.
Continue Reading Safra de trigo caminha bem, e preços tem novas quedas
MST invade fazenda do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul em meio a protestos
Movimento do MST pressiona Incra e Banco do Brasil pela destinação de área de 351 hectares para a reforma agrária; instituição financeira nega ter posse do imóvel.
Continue Reading MST invade fazenda do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul em meio a protestos
Boi gordo tem espaço para novas altas, mas é momento de união; veja cotação da arroba
Estabilidade nos preços, frigoríficos mais cautelosos e exportações em ritmo recorde mostram que o mercado do boi gordo vive um momento de transição, em que a valorização ainda depende do equilíbrio entre oferta, demanda e estratégias conjuntas do setor
O mistério do Nelore: por que ele reina no Brasil e não nos pecuaristas vizinhos?
Descubra por que o Brasil se tornou a terra do Nelore enquanto Argentina e Uruguai apostaram em Angus e Hereford, em uma história que mistura clima, tradição, genética e mercado.
Continue Reading O mistério do Nelore: por que ele reina no Brasil e não nos pecuaristas vizinhos?
StoneX reduz previsão de safra de café do Brasil com corte na colheita de arábica
A StoneX afirmou que as lavouras de arábica que colheram pouco em 2025/26 costumam apresentar maior vigor no ciclo seguinte.
Continue Reading StoneX reduz previsão de safra de café do Brasil com corte na colheita de arábica
Programa AgroAmigo oferece R$ 1 bilhão em microcrédito
O governo pretende multiplicar por seis o volume de microcrédito emprestado a agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e extrativistas.
Continue Reading Programa AgroAmigo oferece R$ 1 bilhão em microcrédito