
Rótulos de carnes da raça Angus devem indicar a presença de outros tipos de gado; Estudos mostram que composição média desse tipo de carne tem 43% de Nelore. Entenda!
Após um acordo com o Ministério Público Federal, a Associação Brasileira de Angus (ABA) irá modificar os rótulos das carnes da raça para constatar a presença de outros tipos de gado no produto. As embalagens devem conter a informação de que ao menos 50% da carne comercializada tem o genoma Angus, segundo o MPF. “Produzida de acordo com o Protocolo Angus, contendo no mínimo 50% de sangue Angus e suas cruzas” é o que deverá constar nos novos rótulos.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em junho do ano passado, havia feito uma representação junto ao MPF contra a ABA. No documento, a entidade pede o reconhecimento da presença de gado zebuíno na carne que era comercializada como sendo Angus.
A decisão foi tomada durante reunião realizada por representantes da ABA com o procurador da República Thales Cardoso, ocorrida em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O MPF atendeu ao pedido da ABCZ, que pedia o reconhecimento da presença de gado zebuíno na composição da carne comercializada como angus.
Segundo o MPF, estudos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que constam nos autos do processo, a composição média desse tipo de carne comercializada no Brasil é de 57% da raça Angus, sendo os 43% restantes Nelore, um gado zebuíno.
Para o MPF, a ausência do novo rótulo levaria os consumidores ao engano e violando as normas do Ministério da Agricultura e Pecuária, segundo o qual as embalagens não podem trazer “informações falsas, incorretas, insuficientes, ou que possam induzir o consumidor a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo ou qualidade”.
Angus é uma raça bovina que tem origem europeia e se destaca pela maciez. O gado zebuíno, por sua vez, tem origem indiana e, ao ser introduzido no país no período colonial, demonstrou grande capacidade de adaptação, o que impulsionou a popularidade da espécie no Brasil.
Cidade do boi: município brasileiro tem rebanho bovino 38 vezes maior que sua população
Descubra São Félix do Xingu (PA), a “cidade do boi” do Brasil, que abriga 2,5 milhões de cabeças de gado — 38 bois por habitante. Entenda sua importância para o agronegócio e a economia nacional.
Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24
Menor disponibilidade do produto e tarifaço dos EUA impactam desempenho; no mês, EUA perdem posto de principal importador para a Alemanha.
Continue Reading Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24
Tentativa de caça termina em tragédia: búfalo ataca e mata milionário norte-americano
O acidente aconteceu em 3 de agosto, durante uma caçada na companhia de um guia profissional e de um rastreador local.
Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral
Em relação ao plantio da safra de verão 2025/26, o Deral mostra que produtores aproveitaram a umidade recente do solo para iniciar a semeadura.
Continue Reading Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral
Lula vê Ibama mais perto de conceder licença para Petrobras perfurar Foz do Amazonas
A petroleira busca há anos uma licença para perfurar a região, que tem grande potencial para novas descobertas, mas enormes desafios socioambientais.
Pecuaristas dos EUA pedem embargo total à carne brasileira, alegando riscos sanitários
Associação dos pecuaristas dos EUA pressiona por embargo total, alegando riscos sanitários, enquanto Brasil rebate acusações e setor teme perdas bilionárias