Você já ouviu falar na carne de onça? Descubra o prato típico de Curitiba

A história do nome “Carne de Onça” remonta à década de 1920 e está diretamente ligada ao futebol.

O nome “Carne de Onça” pode causar estranhamento, principalmente por lembrar um dos felinos mais emblemáticos do Brasil, mas na verdade, trata-se de um petisco muito apreciado em Curitiba. Preparada com carne bovina moída fresca, a iguaria é temperada com cebola, cebolinha e outros condimentos que realçam seu sabor e a tornam uma verdadeira delícia.

A inspiração para essa receita veio do hackepeter, um prato tradicional alemão, como explicou Sérgio Medeiros, editor da Plataforma de Gastronomia Curitiba Honesta e presidente da Associação Amigos da Onça (Aaonça). A diferença entre os dois pratos está na carne utilizada: enquanto na Alemanha a base é a carne suína crua, a versão curitibana adota a carne bovina, que é mais segura para o consumo cru.

Medeiros conta que a Carne de Onça surgiu como uma adaptação do hackepeter no Brasil, provavelmente pela preocupação com o consumo de carne suína crua, algo mais arriscado. Hoje, a receita é servida em mais de 300 bares de Curitiba, sendo um prato indispensável da cidade.

A origem do nome

A história do nome “Carne de Onça” remonta à década de 1920 e está diretamente ligada ao futebol. O time Britânia, campeão paranaense por sete vezes consecutivas, tinha um dirigente chamado Cristiano Schmidt, que também era proprietário de um bar chamado “Buraco do Tatu“, localizado na Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba.

Após as vitórias, Schmidt oferecia uma grande porção de carne crua com broa para comemorar com os jogadores. Em uma dessas celebrações, o goleiro Duia, em tom de brincadeira, comentou que o prato parecia algo que nem uma onça comeria. E foi assim que o nome “Carne de Onça” surgiu.

Em 2016, o prato foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba, e agora a Associação Amigos da Onça busca a Indicação Geográfica (IG) do prato junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Como preparar Carne de Onça?

A receita básica da Carne de Onça inclui:

  • Carne de patinho moída fresca, sem nervos;
  • Cebola bem picada;
  • Cebolinha a gosto;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal a gosto.

Esse prato é servido com mostarda em um recipiente à parte e acompanhado por uma fatia de broa de centeio, pão típico de Curitiba que também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em 2025.

Medeiros observa que, apesar de alguns bares adicionarem mais temperos, a versão autêntica da Carne de Onça segue a receita simples, e qualquer variação pode ser considerada mais um hackepeter do que a verdadeira Carne de Onça.

O prato também foi reconhecido no cenário internacional: o site americano Taste Atlas, conhecido por sua enciclopédia gastronômica, classificou a Carne de Onça como o nono prato mais saboroso do mundo feito com carne crua, com uma impressionante nota de 4,0 (em uma escala de 5), consolidando ainda mais a sua fama.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM