Segundo levantamento do instituto Real Time Big Data, 62% dos entrevistados afirmaram não saber o que é o evento.
A maioria dos brasileiros ainda desconhece a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre em Belém (PA). Segundo levantamento do instituto Real Time Big Data, 62% dos entrevistados afirmaram não saber o que é o evento, enquanto 38% disseram estar cientes.
O estudo, divulgado nesta quinta-feira (13), ouviu 1.500 pessoas entre os dias 11 e 12 de novembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais.
Mesmo entre os que conhecem a conferência, o envolvimento dos brasileiros com o tema ainda é limitado: 79% dos entrevistados afirmaram nunca ter ouvido falar da COP antes de ela acontecer no Brasil.
A pesquisa também aponta que 70% não acreditam que a COP30 no Brasil vá gerar ações efetivas no enfrentamento global à crise climática, contra 30% que veem possibilidade de avanços.
Quando questionados sobre quais deveriam ser as prioridades do governo, o meio ambiente aparece em último lugar:
- Segurança Pública – 27%
- Saúde – 23%
- Educação – 20%
- Economia – 16%
- Desenvolvimento Social – 10%
- Meio Ambiente – 4%
COP30 em Belém
A COP30 começou na segunda-feira (10) em Belém, no Pará. Delegações de mais de 160 países irão discutir as metas e medidas para combater o aquecimento global.
A conferência anual é conhecida como COP, sigla para Conferência das Partes que assinaram o tratado climático da ONU de 1992.
O tratado, denominado UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), comprometeu os países a trabalharem juntos para combater as mudanças climáticas – um problema que reconheceram ser enfrentado por todos os países e que seria melhor combatido em conjunto.
O tratado também estabeleceu o princípio das “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, o que significa que os países ricos, responsáveis pela maior parte das emissões que aquecem o planeta, têm uma responsabilidade maior na resolução do problema.
Fonte: CNN Brasil
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.