Você sabe o que é o vergalho? Pênis do boi é mais que uma iguaria culinária

No Brasil, o vergalho geralmente é classificado como um subproduto de abate, parte do que se chama de “despojos comestíveis”, sendo o pênis do boi mais que uma iguaria culinária

Quando se fala em partes aproveitadas do boi, é comum lembrar do filé, do cupim ou da picanha. Mas há um termo pouco conhecido que causa estranheza em quem ouve pela primeira vez: vergalho. Afinal, você sabe o que é o vergalho do boi?

A resposta é direta: trata-se do órgão reprodutor do animal, ou seja, o pênis do boi. O vergalho geralmente é classificado como um subproduto de abate, parte do que se chama de “despojos comestíveis”. Apesar da surpresa inicial, essa parte do corpo bovino tem usos que vão muito além do óbvio, sendo consumida, transformada em produto para pets e até usada com fins medicinais em diferentes culturas.

Como o vergalho – pênis do boi – utilizado?

No Brasil, o vergalho geralmente é classificado como um subproduto de abate, parte do que se chama de “despojos comestíveis”. Assim como outras partes menos convencionais, como coração, fígado, língua e testículos, ele é aproveitado em diversas indústrias. Veja como:

Você sabe o que é o vergalho no boi?Pênis do boi
Vergalho desidratado para pets. Foto: luv.petiscos

1. Na culinária humana

Em países como China, Filipinas, Bolívia e Jamaica, o vergalho é considerado uma iguaria tradicional. Ele é preparado em sopas, cozidos ou grelhado, e, em muitos casos, associado a propriedades afrodisíacas.

Por sua textura fibrosa e sabor neutro, costuma ser temperado com molhos fortes e especiarias. Em alguns restaurantes da Ásia, pratos com vergalho bovino podem custar até 200 dólares, sinal de que, para além da estranheza, há um mercado valorizado.

2. Na alimentação de cães e gatos

Talvez o uso mais popular no Brasil seja na forma de petisco natural para animais de estimação. O vergalho desidratado é vendido como um snack mastigável para cães e, às vezes, gatos. Rico em proteína e taurina, tem baixo teor de gordura e ainda ajuda na saúde bucal dos pets, funcionando como um mordedor comestível, durável e saudável.

3. Na medicina tradicional

Em algumas culturas asiáticas, especialmente na medicina tradicional chinesa, o vergalho é usado como ingrediente em receitas medicinais. Ele é considerado um tônico natural para aumentar a energia e melhorar a vitalidade masculina, sendo consumido em sopas com ervas ou até em bebidas medicinais.

Subproduto com valor comercial

De acordo com dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), os chamados despojos bovino, que incluem o vergalho, são amplamente exportados. Cerca de 95% desses subprodutos têm como destino países da Ásia e África, onde há grande demanda por essas partes do animal.

A Embrapa Gado de Corte reforça que, hoje, quase tudo no boi é aproveitado. Há pelo menos 49 segmentos industriais que utilizam partes do animal consideradas “não convencionais”, tanto comestíveis quanto não comestíveis (como bile, pele, sangue e glândulas).

Da surpresa à valorização do pênis do boi

Apesar de ser pouco conhecido por grande parte da população, o vergalho é um excelente exemplo de como a indústria da carne e seus derivados têm se modernizado e buscado aproveitamento total dos animais. O que antes poderia ser descartado, hoje é transformado em produto de valor, seja na alta gastronomia, na prateleira de pet shops ou como matéria-prima para tradições medicinais.

Portanto, se um dia alguém te perguntar “Você sabe o que é o vergalho do boi?”, agora você já tem a resposta e muitas histórias curiosas para contar.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM