Nomeação de Wilson Vaz, veio após a exoneração do ex-secretário Neri Geller e às vésperas do anúncio do novo Plano Safra, que está previsto para os dias 25 e 26 de junho; Geller foi exonerado do cargo após suspeitas envolvendo o leilão para compra de arroz
O servidor de carreira Wilson Vaz de Araújo foi nomeado como novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, 14.
Vaz já era cotado como o possível substituto de Neri Geller, ex-secretário da área. Ele assume após polêmica envolvendo Geller e o leilão de arroz feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao Agro Estadão, Geller disse que o presidente Lula foi “mal orientado na questão do arroz” e que o leilão foi um erro político.
O novo secretário já atuava dentro da secretaria como diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário. Essa também não será a primeira vez que Vaz assume o posto, já que no ano passado ele comandou a secretaria antes de Neri Geller ser nomeado.
De acordo com o currículo publicado pelo Mapa, Vaz é secretário de carreira da Conab desde 1990. Ele tem graduação em Ciências Econômicas e é mestre em Economia desde 1997. Também no mesmo ano ingressou no Secretaria de Política Agrícola como gerente de Programas. Desde então, Vaz assumiu diferentes cargos dentro da secretaria.
Negociação para novo Plano Safra
O novo secretário, Wilson Vaz, já participa das negociações do Plano Safra 2024/2025. Inclusive esteve presente em uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que aconteceu na primeira semana de junho para tratar sobre o tema.
Segundo apuração do Agro Estadão, o novo Plano Safra deve ficar em R$ 540 bilhões, somando agricultura empresarial e agricultura familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também já afirmou que serão dois lançamentos separados, nos dias 25 e 26 de junho.
Fonte: Estadão Conteúdo
Do confronto ao diálogo: Lula sinaliza nova era nas relações com Trump e os EUA
De olho em aliviar o “tarifaço” de Trump, Lula prega entendimento e diz que Brasil e EUA devem atuar “como parceiros, não rivais”; Trump elogiou Jair Bolsonaro na frente de Lula
Continue Reading Do confronto ao diálogo: Lula sinaliza nova era nas relações com Trump e os EUA
Vídeo: Grupo indígena incendeia tratores e casa durante ocupação de fazenda em MS
Ação de cerca de 50 indígenas Guarani-Kaiowá, que reivindicam território ancestral, resultou na destruição de maquinários e da sede da Fazenda Ipuitã, em Caarapó (MS). Caso reacende tensão agrária na região.
Continue Reading Vídeo: Grupo indígena incendeia tratores e casa durante ocupação de fazenda em MS
Como o sertanejo brasileiro se refletiu na cultura dos cowboys americanos
Nascidos quase ao mesmo tempo para contar a vida na roça, os dois gêneros evoluíram em paralelo até se fundirem, criando a estética que hoje domina o agronegócio e a música no Brasil
Continue Reading Como o sertanejo brasileiro se refletiu na cultura dos cowboys americanos
Peso do cavaleiro: qual é o limite seguro para não lesionar o cavalo?
Não é só o peso do cavaleiro que conta, mas condicionamento, tipo de atividade, idade, sela e até habilidade na montaria.
Continue Reading Peso do cavaleiro: qual é o limite seguro para não lesionar o cavalo?
França cria “megafazenda” com 10 bilhões de larvas para transformar lixo em ração animal
Instalação na França cria 10 bilhões de larvas para transformar desperdício em proteína, óleo e fertilizante — mas setor ainda enfrenta barreiras econômicas e regulatórias.
Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo
Durante a estação seca, quando os reservatórios atingem níveis críticos e a produção hidrelétrica diminui, a energia da cana supre o sistema elétrico nacional, assegurando fornecimento estável e seguro.
Continue Reading Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo





