Nomeação de Wilson Vaz, veio após a exoneração do ex-secretário Neri Geller e às vésperas do anúncio do novo Plano Safra, que está previsto para os dias 25 e 26 de junho; Geller foi exonerado do cargo após suspeitas envolvendo o leilão para compra de arroz
O servidor de carreira Wilson Vaz de Araújo foi nomeado como novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, 14.
Vaz já era cotado como o possível substituto de Neri Geller, ex-secretário da área. Ele assume após polêmica envolvendo Geller e o leilão de arroz feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao Agro Estadão, Geller disse que o presidente Lula foi “mal orientado na questão do arroz” e que o leilão foi um erro político.
O novo secretário já atuava dentro da secretaria como diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário. Essa também não será a primeira vez que Vaz assume o posto, já que no ano passado ele comandou a secretaria antes de Neri Geller ser nomeado.
De acordo com o currículo publicado pelo Mapa, Vaz é secretário de carreira da Conab desde 1990. Ele tem graduação em Ciências Econômicas e é mestre em Economia desde 1997. Também no mesmo ano ingressou no Secretaria de Política Agrícola como gerente de Programas. Desde então, Vaz assumiu diferentes cargos dentro da secretaria.
Negociação para novo Plano Safra
O novo secretário, Wilson Vaz, já participa das negociações do Plano Safra 2024/2025. Inclusive esteve presente em uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que aconteceu na primeira semana de junho para tratar sobre o tema.
Segundo apuração do Agro Estadão, o novo Plano Safra deve ficar em R$ 540 bilhões, somando agricultura empresarial e agricultura familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também já afirmou que serão dois lançamentos separados, nos dias 25 e 26 de junho.
Fonte: Estadão Conteúdo
Risco de El Niño muito forte ganha força e pode mudar o clima no Brasil, aponta Climatempo
Fenômeno conhecido como El Niño deve começar oficialmente em junho e já preocupa especialistas pelos possíveis impactos em chuvas, calor extremo, seca e tempestades no Brasil em 2026
Mapa reconhece oficialmente raça ovina Berganês, decisão fortalece raça criada no Nordeste
Raça Berganês criada no Nordeste passa a integrar oficialmente o grupo de ovinos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura; decisão fortalece a ovinocultura, amplia segurança genética e pode abrir novas oportunidades econômicas para produtores
Mudanças climáticas já afetam 85% dos brasileiros, diz pesquisa
A proporção de brasileiros que confia que o governo deve ser a principal figura a garantir a proteção de trabalhadoras e trabalhadores nesse contexto é de sete a cada dez (67%).
Continue Reading Mudanças climáticas já afetam 85% dos brasileiros, diz pesquisa
Frio de até 0°C e temporais com ventos de 100 km/h colocam o Brasil em alerta
Inmet emite alerta de frio mais intenso de 2026 derruba temperaturas no Sul, enquanto chuvas de até 100 mm e ventos de 100 km/h preocupam produtores rurais, Defesa Civil e moradores em diferentes regiões do país
Continue Reading Frio de até 0°C e temporais com ventos de 100 km/h colocam o Brasil em alerta
Morre um dos maiores nomes do Quarto de Milha brasileiro no laço individual, Pilgreen Dun It
Filho do lendário Country Dun It, garanhão Pilgreen Dun It acumulou títulos no laço individual, formou uma linhagem vencedora e deixou mais de 2,3 mil pontos somados por seus descendentes na ABQM
Resolução endurece regras para desmate legal no Brasil e muda rotina de produtores rurais
Nova norma do Conama endurece regras para desmate legal e exige CAR regularizado, integração ao Sinaflor e processos digitais auditáveis; especialistas alertam para impactos diretos no agro, no crédito e na abertura de novas áreas





