
Nomeação de Wilson Vaz, veio após a exoneração do ex-secretário Neri Geller e às vésperas do anúncio do novo Plano Safra, que está previsto para os dias 25 e 26 de junho; Geller foi exonerado do cargo após suspeitas envolvendo o leilão para compra de arroz
O servidor de carreira Wilson Vaz de Araújo foi nomeado como novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, 14.
Vaz já era cotado como o possível substituto de Neri Geller, ex-secretário da área. Ele assume após polêmica envolvendo Geller e o leilão de arroz feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao Agro Estadão, Geller disse que o presidente Lula foi “mal orientado na questão do arroz” e que o leilão foi um erro político.
O novo secretário já atuava dentro da secretaria como diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário. Essa também não será a primeira vez que Vaz assume o posto, já que no ano passado ele comandou a secretaria antes de Neri Geller ser nomeado.
De acordo com o currículo publicado pelo Mapa, Vaz é secretário de carreira da Conab desde 1990. Ele tem graduação em Ciências Econômicas e é mestre em Economia desde 1997. Também no mesmo ano ingressou no Secretaria de Política Agrícola como gerente de Programas. Desde então, Vaz assumiu diferentes cargos dentro da secretaria.
Negociação para novo Plano Safra
O novo secretário, Wilson Vaz, já participa das negociações do Plano Safra 2024/2025. Inclusive esteve presente em uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que aconteceu na primeira semana de junho para tratar sobre o tema.
Segundo apuração do Agro Estadão, o novo Plano Safra deve ficar em R$ 540 bilhões, somando agricultura empresarial e agricultura familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também já afirmou que serão dois lançamentos separados, nos dias 25 e 26 de junho.
Fonte: Estadão Conteúdo
Grupo Mira Transportes e Logística pede recuperação judicial após trajetória de 46 anos
Grupo Mira Transportes e Logística de Roberto Mira entra em recuperação judicial após 46 anos de atuação e destaque no setor de logística
Famato reforça diálogo com o Governo de Mato Grosso em defesa dos produtores e do setor produtivo
Os processos relacionados à emissão de certidões de regularidade das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em rios federais.
Brasil lidera publicação da brochura internacional da OCDE sobre o mamão
O documento representa um avanço estratégico para a padronização da fiscalização do produto no comércio internacional.
Continue Reading Brasil lidera publicação da brochura internacional da OCDE sobre o mamão
Farsul alerta para insegurança na MP de renegociação das dívidas rurais
Federação cobra regulamentação urgente da medida e orienta produtores a buscar credores diante da demora do governo.
Continue Reading Farsul alerta para insegurança na MP de renegociação das dívidas rurais
Mapa realiza primeira missão de promoção comercial de investimentos no Oriente Médio e em Singapura
A delegação apresentou projetos estratégicos que somam mais de R$ 11 bilhões em busca de parcerias internacionais.
Colheita de café na área da Cooxupé está praticamente concluída
De acordo com o boletim semanal da cooperativa, até 12 de setembro os cooperados já haviam colhido 98,9% da safra.
Continue Reading Colheita de café na área da Cooxupé está praticamente concluída