Zé Mineiro completa 90 anos e junta elite política em fazenda

Joesley e Wesley Batista fretaram seis Boeings para levar os convidados à festa dos 90 anos de José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, pai de ambos e fundador da JB, também conhecido como o imperador da carne

Os irmãos Batista promovem, nesta quarta (13), uma festa na fazenda Santa Luzia, em Aruanã (GO), para comemorar os 90 anos do pai, José Batista Sobrinho. Conhecido como Zé Mineiro, ele fundou a JBS, coração do que hoje é a J&F, a holding que controla o grupo da família. Ele [Zé Mineiro], é conhecido como um grande pecuarista nacional e um empresário brasileiro de sucesso. Nascido em Carmo do Rio Claro, em 23 de março de 1933, ele é o fundador de uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a JBS.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, a lista da festa de comemoração de nove décadas do patriarca da família Batista não foi divulgada por questões de segurança e conta com cerca de mais de 1.000 convidados, segundo pessoas próximas aos organizadores. Metade é de executivos do grupo. A outra metade conta com empresários e, principalmente, políticos.

A movimentação em Brasília para o evento é tão grande que, nesta terça (12), já não havia mais jatinhos para locação. Deputados e senadores começaram, então, a procurar os principais advogados da capital federal que possuem aviões.

Já matéria do O Globo, Joesley e Wesley Batista  fretaram seis Boeings para levar os convidados à festa dos 90 anos de Zé Mineiro, pai de ambos e fundador da JBS. A comemoração, conforme supracitado será na Fazenda Santa Lúcia, a 200 km de Goiânia. Para se ter uma ideia da grandiosidade da propriedade escolhida para a festa, a fazenda tem pista de pouso asfaltada de 3 mil metros com iluminação para operação noturna por instrumento.

Sob anonimato, dois deles confirmaram ao Painel S.A. pedidos de empréstimos das aeronaves feitos por parlamentares e até ministros de Lula. Os nomes não foram revelados, mas, segundo relatos dos advogados, causou espanto que delatados pelos irmãos Batista estejam tentando participar do evento. Um deles ironizou, dizendo que a República voltou ao normal.

Isso porque Joesley e Wesley Batista foram o pivô de uma série de delações premiadas de executivos da J&F e da JBS que abalaram o país, entre 2017 e 2018. Tudo começou em abril de 2017, quando Joesley gravou uma conversa com o então presidente Michel Temer (MDB). No áudio, o então mandatário pede a manutenção de pagamentos, principalmente para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ).

O conteúdo foi vazado e o desembocou em uma operação da Polícia Federal, que culminou em uma série de delações de executivos do grupo —entre eles Joesley e Wesley— envolvendo políticos importantes, informou ainda matéria da Folha de S. Paulo.

Foto: O Globo/Reprodução

Nada de imagens na festa

Joesley e Wesley decidiram fazer a festa na fazenda porque é o local preferido do pai. A propriedade fica a cerca de 500 km de Brasília e há uma pista de pouso. Não haverá hospedagem e, por isso, os convidados terão de fazer bate-volta de avião.

Quem aceita o convite também se compromete a não postar qualquer tipo de imagem (vídeo ou foto).

Zé Mineiro, o imperador da carne bovina

O conhecido Zé Mineiro , fundou a JBS em 1953 na cidade de Anápolis, no interior de Goiás, no início, com o nome de Casa de Carnes Mineira. A companhia iniciou a expansão de seus negócios a partir da construção de Brasília, quando ficou conhecido por Zé Mineiro, passou a comercializar carne para as grandes construtoras e empreiteiras que se instalaram na região com objetivo de construir a nova capital federal.

Batizou a empresa de Friboi no início dos anos 70 ao mesmo tempo que ia acumulando frigoríficos Brasil afora. Nos anos 80 entregou a condução dos negócios para o seu filho mais velho, José Batista Júnior, a quem toda a gente chama de Junior Friboi, hoje não participante do grupo, que internacionalizou a marca, procedendo às primeiras exportações.

Na virada do milénio, Junior Friboi foi substituído no comando pela dupla de irmãos mais novos, Joesley e Wesley Batista, que transformaram o outrora talho anónimo de Anápolis na maior empresa mundial de processamento de carnes, beneficiando da Era Lula no poder do Brasil.

Açougue de Zé Mineiro, 1953. (Foto: Reprodução/Youtube)

Homem da lida, Zé Mineiro é daqueles que acorda cedo e dorme tarde. Nunca teve medo da labuta, seja ela na lida campeira ou nas operações e escritórios das indústrias espalhadas pelos 5 continentes.

“A pessoa para vencer na vida tem que ter garra, uma coisa diferente. O que eu posso oferecer de mim é garra, pontualidade e determinação”, diz.

Os valores seguidos e implementados por esse homem, seja na convivência familiar ou por colegas de trabalho, também foram pontos cruciais para a realização pessoal e profissional de Zé Mineiro.

A JBS de Zé Mineiro

Com 270 mil colaboradores, a JBS possui mais de 500 unidades produtivas e escritórios comerciais distribuídas por mais de 20 países. Líder global na produção de alimentos à base de proteína, é dona de marcas como Friboi, Swift, Seara, Seara Gourmet, Incrível!, Doriana, Massa Leve, Pilgrim’s, Primo, Just Bare e Vivera.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM