CLASSIFICADOS
Página Inicial » Cavalos » Morre um dos símbolos da raça crioula no Brasil, cavalo Capanegra Jacarta da Cabanha Capanegra
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

Morre um dos símbolos da raça crioula no Brasil, cavalo Capanegra Jacarta da Cabanha Capanegra

Um dos grandes cavalos da raça Crioula, Capanegra Jacarta morreu na madrugada deste domingo, dia 17, após uma cirurgia de retirada de parte do intestino delgado. O procedimento foi na última quarta-feira, dia 13, em Porto Alegre (RS).

Filho de Hilário do Purunã e Capanegra Ana Terra, Jacarta tinha 13 anos e ficou conhecido pela bela carreira funcional nas pistas. Foi o quinto colocado no Freio de Ouro 2007 e voltou a correr em 2014, no mesmo ano em que o filho, Festejo 1061 Maufer, disputou a competição. Capanegra Jacarta ainda esteve por duas temporadas na Argentina, servindo éguas das mais importantes cabanhas, onde nasceram produtos como a quarta melhor fêmea de Palermo, Guampa Linda Carta.

– Jacarta era um craque. Vai fazer muita falta para a raça – lastima o titular da Cabanha Capanegra, de Dom Pedrito (RS), Fernando Dornelles Pons.

Um pouco sobre o animal

Com quase 40 anos de criação de cavalos crioulos, a cabanha Capanegra, de Dom Pedrito, até o ano de 2009 já havia produzido 1 630 potrilhos e potrancas, além de manter em evidência seu trabalho de seleção em diversas exposições morfológicas e eventos funcionais promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Conforme o proprietário da cabanha, Fernando Dornelles Pons, a Capanegra vem demonstrando um excepcional desempenho funcional ao longo de 10 anos, ininterruptamente, participando de todas as finais do Freio de Ouro. “Conquistou o disputadíssimo  Freio de Bronze  com Capanegra Jocasta, em 2011, e também com Capanegra Oña Guinda, um quarto lugar, em 2013, numa final excelente. Oña Guinda, representará o Brasil no Freio de Ouro Internacional da FICC em 2015, na Argentina. Por essa razão trabalhamos confiantes em apresentarmos um material de ponta”, enfatiza Pons.

Para esta edição do Marcas de Raça, a Capanegra colocará em pista 16 animais, com destaque para uma gestação de Capanegra Alegria, mãe de quatro finalistas do Freio de Ouro 2014. Outro diferencial do leilão será a venda de uma cota de Capanegra Jacarta. “É o grande chef

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Se for levado em conta o cenário do ano passado, somente 41% das propriedades rurais leiteiras do país produzirão a bebida dentro dos padrões legais determinados pelo Ministério da Agricultura, conforme aponta um estudo da Clínica do Leite/Esalq-USP. Foto: Divulgação

Preço do leite ao produtor recuou 11,7% em novembro

O preço médio do leite recebido pelo produtor recuou 11,7% em novembro, na comparação com ...

bezerrada curiosa

A hora certa de usar os vermífugos no gado

O sucesso da produção na pecuária bovina depende, entre outras coisas, de um bom manejo ...